Skip to Content

Ações no Norte e Nordeste se somam à Jornada de Lutas da Via Campesina

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 10086 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’46” / 414 Kb)  – Jornada Nacional de Lutas da Via Campesina inicia com atos nas regiões Norte e Nordeste do país. Nesta segunda-feira (22), mais de 300 manifestantes bloqueiam a rodovia BR 364, no estado de Rondônia. Outra ação ocorre na Bahia, onde 400 pessoas realizam um acampamento em frente à Universidade do Vale do São Francisco, na cidade de Juazeiro.

A ação em Rondônia é organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Participam do ato trabalhadores e agricultores atingidos pela Usina de Samuel. Segundo o coordenador estadual do MAB, Cazu Shikasho, as famílias sofrem com a falta de amparo social e de infraestrutura.

“A linha de transmissão da Usina de Samuel passa sobre os municípios atingidos, que vivem constantemente com queda de energia. Após 25 anos, lá existem mais de mil famílias sem terra atingidas que foram cadastradas pelo Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária]”.

Os manifestantes reivindicam um plano de recuperação e desenvolvimento dos municípios atingidos, o reassentamento das famílias e ações de fortalecimento da pesca e aquicultura na região.

Já o acampamento na Bahia pretende debater o problema das barragens, o combate ao uso de agrotóxicos, o incentivo à agroecologia e o endividamento dos agricultores. De acordo com a coordenadora do MAB no estado, Marta Rodrigues, as linhas de crédito para o agronegócio comprometem a produção de alimentos.

“O Nordeste é uma das regiões que tem um grande número de trabalhadores endividados por essas linhas de crédito. Hoje os agricultores se encontram sem possibilidade de produzir”.

Cerca de 80% dos agricultores da região estão com altas dívidas, que os impede de acessar novos créditos. A dívida em todo o Brasil chega a R$ 30 bilhões.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

22/08/11