Skip to Content

Campanha quer orientar consumidor contra abusos de bancos

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 10668 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançam uma campanha pela venda responsável de produtos financeiros. O lançamento ocorreu no Dia Mundial do Consumidor.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’46” / 415 Kb) - O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançam uma campanha pela venda responsável de produtos financeiros. O lançamento ocorreu no Dia Mundial do Consumidor, na última quinta-feira (15), durante um seminário em que foram debatidas as metas abusivas de vendas e lucros dos bancos.

A coordenadora do Idec, Lisa Gunn, comenta a parceria entre as entidades.

“Por um lado, os trabalhadores bancários são pressionados pelos bancos ao cumprimento de metas, de vendas de produtos financeiros. E por outro lado, são os consumidores que acabam sofrendo com a aquisição de produtos ou serviços financeiros que não são adequados ao seu perfil”.

Para a campanha, foi elaborada uma cartilha sobre regras de tarifas bancárias e de alguns produtos financeiros, como títulos de capitalização, seguros e previdência privada.

Para a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, a cartilha também busca mostrar a situação de trabalho dos bancários, que sofrem com problemas de saúde e assédio moral.

“O próximo passo é a distribuição dessa cartilha que nós fizemos. Que é exatamente para ampliar o debate com os clientes, com toda a sociedade, para que eles conheçam os produtos e as tarifas bancárias, para que eles saibam sobre a situação por que passam os bancários no local de trabalho e para que isso também ajude a promover mudanças. Mudanças nas condições de trabalho, na relação do banco com o consumidor”.

A cartilha será distribuída em agências bancárias e na sede do Sindicato.

Em 2011, os cinco maiores bancos do país lucraram R$ 53,9 bilhões com tarifas e prestação de serviços.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

16/03/12