Skip to Content

Bancos brasileiros têm maior rentabilidade que os dos EUA

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

No último ano, os bancos brasileiros tiveram maior rentabilidade que as instituições sediadas nos EUA. O setor bancário nacional teve o maior lucro líquido em 2011, se comparado ao de empresas de capital aberto de outros 22 setores.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’25” / 334 Kb) - No último ano, os bancos brasileiros tiveram maior rentabilidade que as instituições sediadas nos Estados Unidos. Segundo levantamento da consultoria Economatica, o resultado se repete pelo oitavo ano consecutivo.

O aquecimento do mercado brasileiro e a crescente concessão de crédito foram os fatores que possibilitaram tais rendimentos, na interpretação da consultoria. A rentabilidade sobre o patrimônio (ROE) dos bancos de capital aberto do Brasil e dos Estados unidos é analisada pela empresa desde 1999.

O setor bancário teve o maior lucro líquido em 2011, se comparado ao de empresas de capital aberto de outros 22 setores, com exceção da Vale e da Petrobras. No mesmo ano, os 25 bancos brasileiros de capital aberto acumularam lucro de R$ 49,4 bilhões, crescimento de 14,48% em relação a 2010.

O setor bancário criou 23.599 novos postos de trabalho em 2011, mas – de acordo com o Dieese e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) – os novos funcionários receberam salário 40% inferior ao dos trabalhadores desligados.

Os bancos assumiram o primeiro lugar no ranking de reclamações registradas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), em 2012. As principais queixas dos consumidores se referem a cobrança indevida, débito não autorizado, taxa de juros, renegociação de dívidas e venda casada de produtos financeiros.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

12/04/12