Skip to Content

Conflito agrário no Paraguai deixa 18 mortos

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

O massacre ocorreu quando 200 policiais realizavam uma ação de despejo de 100 famílias sem-terra que ocupavam uma propriedade. De acordo com os camponeses, a área ocupada estava "irregular" e pertence ao ex-senador do Partido Colorado, o conservador Blas Riquelme.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’28” / 345 Kb) - Onze trabalhadores sem-terra e sete policiais morreram na última sexta-feira (15) em um conflito agrário no Paraguai. As mortes foram em meio a um tiroteio durante a desocupação de uma fazenda na cidade de Curuguaty, a 400 km da capital Assunção. O confronto ainda deixou cerca de 80 feridos, alguns em estado grave.

O massacre ocorreu quando 200 policiais realizavam uma ação de despejo de 100 famílias sem-terra que ocupavam uma propriedade. De acordo com os camponeses, a área ocupada estava "irregular" e pertence ao ex-senador do Partido Colorado, o conservador Blas Riquelme.

Os sem-terra pertecem à Liga Nacional dos Carperos (aqueles que vivem em "carpas", barracos de lona). O ministro do Interior, Carlos Filizzola, foi destituído pelo presidente Fernando Lugo horas após o confronto.

O ex-senador Riquelme, proprietário da área, era uma pessoa próxima ao falecido ditador Alfredo Stroessner, que governou de forma autoritária o Paraguai por 35 anos.

Um documento publicado pela Comissão da Verdade e Justiça do Paraguai mostra que na ditadura Stroessner 7 milhões de hectares foram entregues de maneira irregular a latifundiários – o que corresponde a 19% do território nacional. Riquelme foi identificado como um dos principais beneficiados por essa entrega de terras.

De São Paulo, da Radioagência NP, com matéria do jornal Brasil de Fato, Vivian Fernandes.

18/06/12