Skip to Content

Consumo combinado de agrotóxicos usados em frutas e verduras pode levar a Alzheimer e Parkinson

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Os resultados mostram que quando os pesticidas são associados, os danos causados às células são até vinte ou trinta vezes mais graves. Mais de 30 tipos de pesticidas proibidos na União Europeia continuam a ser usados no Brasil.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’22” / 320 Kb) - Estudo da Universidade de Aston, na Inglaterra, aponta que a combinação de agrotóxicos presentes em frutas, legumes e verduras pode levar a uma vulnerabilidade crescente a doenças neurodegenerativas. Entre estas estão o Mal de Alzheimer, de Parkinson e a esclerose múltipla. O estudo foi publicado em agosto na revista científica PLoS ONE.

Os pesquisadores compararam os efeitos isolados e os combinados de três fungicidas muito utilizados na produção de alimentos (o pirimetanil, o ciprodinil e o fludioxonil). Os resultados mostram que quando os pesticidas são associados, os danos causados às células são até vinte ou trinta vezes mais graves.

De acordo com um dos autores do estudo, o biólogo molecular Claude Reiss, “substâncias que são conhecidas por não afetarem a reprodução humana e o sistema nervoso e não serem cancerígenas, combinadas possuem efeitos inesperados”.

A partir dessa pesquisa, o Movimento pelo Direito e pelo Respeito das Gerações Futuras pede para que a Comissão Europeia “lance sem demora uma estratégia de avaliação global das misturas de produtos químicos”.

Mais de 30 tipos de pesticidas proibidos na União Europeia continuam a ser usados no Brasil, que é o país com o maior consumo de agrotóxicos no mundo.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

14/08/12

*Com informações do Le Monde Diplomatique.

 Para ler o estudo, acesse: http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0042768