Skip to Content

Peru sedia Encontro Internacional sobre Mineração Transfronteiriça

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Atualmente, em território peruano há 302 projetos de exploração de ouro e prata, além da extração de cobre. O Peru e o Equador são países em que em sua zona de fronteira se desenvolvem projetos de mineração.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’27” / 339 Kb) - Para debater os impactos da atividade mineradora na América Latina, movimentos sociais e comunidades atingidas se reúnem neste mês de setembro no Peru. O país sul-americano sedia o Encontro Internacional sobre Mineração Transfronteiriça, nos dias 14 e 15. Estarão presentes delegações do Equador, Bolívia, Chile, Argentina e Peru.

A Confederação Nacional de Comunidades do Peru Atingidas pela Mineração (CONACAMI) é umas das entidades organizadoras do encontro.

A atividade acontece na região peruana de Piura, onde foi imposto o Projeto Rio Branco, agora chamado Zijin. Outro conflito ocorre na região amazônica do mesmo país com a mineradora Afrodita. Atualmente, em território peruano há 302 projetos de exploração de ouro e prata, além da extração de cobre.

O Peru e o Equador são países em que em sua zona de fronteira se desenvolvem uma série de projetos de mineração. O encontro tem como um de seus objetivos colocar em contatos essas comunidades, principalmente indígenas, atingidas pelos impactos e problemas deste setor produtivo.

A iniciativa pretende também “reforçar o desenvolvimento de ações internacionais e de incidência política sobre o direito da livre determinação dos povos, para a preservação de áreas naturais e evitar a geração de conflitos sócio-ambientais”.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

11/09/12