Skip to Content

Em prejuízo da produção de alimentos, Brasil investe para obter safra recorde de soja

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 11102 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

No lançamento do plantio da safra 2012/2013, professor aponta que a maior parte da soja produzida vai para uso animal e exportação. Mesmo com falta de investimentos, a agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’57” / 460 Kb) - O lançamento do plantio da safra de soja 2012/2013 nesta segunda-feira (24) aponta para uma produção recorde do grão no Brasil, com 83 milhões de toneladas, segundo a Agroconsult - consultoria em agronegócio. Isso pode levar o país a ultrapassar os Estados Unidos, que é o maior produtor da oleaginosa.

Devido a pior seca dos últimos 50 anos, os Estados Unidos tiveram perdas na última safra que elevaram os preços da soja em todo o mundo. O agrônomo e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Rubens Nodari, explica que além da conjuntura internacional, o agronegócio no Brasil cresce graças a políticas do governo federal.

Segundo ele, o Brasil destina muito mais dinheiro para o agronegócio do que para a agricultura familiar, embora existam mais de 4 milhões de pequenos agricultores contra 600 mil médios e grandes produtores.

“De toda a produção agrícola, a agricultura familiar contribui em torno de 35%, ou seja, um terço. Então, era justo que um terço do crédito fosse destinado para os pequenos agricultores ou agricultura familiar”.

Em julho, o governo lançou os planos agrícolas para a safra de 2012/2013. Para o agronegócio foi repassado mais de R$ 115 bilhões; já para a agricultura familiar, pouco mais de R$ 22 bilhões.

Nodari destaca a postura contraditória do governo ao dar preferência ao modelo agroexportador.

“Porque soja não é uma alimentação direta do brasileiro, o consumo nosso de soja é muito baixo, talvez 3%, e ainda na forma indireta. A maior parte que é produzida pelo agronegócio é para uso animal, e a maior parte da soja brasileira é de sementes transgênicas e usa muito agrotóxico.”

Mesmo com falta de investimentos, a agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

24/09/12