Skip to Content

Restos mortais do poeta Pablo Neruda devem ser exumados em abril

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Denúncia de ex-motorista diz que Neruda foi assassinado com uma injeção letal pelo regime militar chileno. Sua morte ocorreu às vésperas de uma viagem que o levaria em exílio ao México.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’23” / 326 Kb) - A incerteza sobre as causas da morte do poeta chileno Pablo Neruda fez com que a Justiça acatasse pedido de exumação de seus restos mortais para investigação. Neruda morreu em 1973, doze dias após o golpe militar que levou à presidência o general Augusto Pinochet. O poeta era apoiador do governo socialista do então presidente Salvador Allende, que foi deposto pelo golpe.

As informações sobre a investigação das causas da morte de Neruda foram dadas nesta semana pelo advogado do Partido Comunista Chileno, Eduardo Contreras. O juiz responsável pelo caso, Mario Carroza, deve anunciar a data da exumação no próximo dia 8.

O caso é investigado desde 2011, a partir de uma queixa do Partido Comunista, do qual Neruda fazia parte. A dúvida sobre as causas da morte ganhou força com uma denúncia de seu ex- motorista, Manuel Araya. Ele afirma que o poeta foi assassinado com uma injeção letal por ordem de integrantes da ditadura militar.

A versão oficial era a de que Neruda morreu devido a um câncer de próstata, em uma clínica privada de Santiago, capital do Chile. Sua morte ocorreu às vésperas de uma viagem que o levaria em exílio ao México.

Pablo Neruda venceu o Prêmio Nobel de Literatura de 1971 e é autor de obras como "Vinte poemas de amor e uma canção desesperada".

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

05/03/12