Skip to Content

Centrais sindicais reúnem milhares de trabalhadores em marcha

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 11445 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Ao todo, 12 reivindicações dos trabalhadores vão ser apresentadas à presidenta Dilma Rousseff. A Marcha termina com um ato em frente ao Congresso Nacional, em Brasília (DF).

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’37” / 379 Kb) - Em defesa da cidadania, do desenvolvimento e da valorização do trabalho. Com essas bandeiras as centrais sindicais - Força Sindical, CUT, CTB, NCST, CGTB e UGT - realizam a 7ª Marcha à Brasília (DF), nesta quarta-feira (6), a partir das 9h. O objetivo é pressionar o governo federal e o Congresso Nacional pela retomada dos investimentos públicos e por salários e empregos de qualidade no Brasil, com a garantia de contrapartidas sociais.

Os manifestantes se concentram em frente ao Estádio Mané Garrincha e caminham até o Congresso Nacional. Mais de 40 mil pessoas são aguardadas para o ato. Ao todo, 12 reivindicações dos trabalhadores do campo e da cidade vão ser apresentadas à presidenta Dilma Rousseff, que sinalizou receber pessoalmente os representantes das centrais sindicais.

Entre as bandeiras do movimento estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário, a reforma agrária e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e para a saúde.

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna), acredita na importância da unidade das centrais e da mobilização dos trabalhadores. Para ele, por mais que a presidenta tenha um histórico de atuação e luta, esse é um “governo de coalizão”, e “os trabalhadores têm que estar organizados e prontos para influenciar esse governo, que é conservador”.

A Marcha à Brasília já foi realizada seis vezes, sendo a última em 2009.

De São Paulo, da Radioagência NP, com reportagem de José Francisco Neto, Vivian Fernandes.

06/03/13