Skip to Content

Indígenas têm até esta semana para desocupar Museu, mas prometem resistir

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 11480 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Os indígenas alegam que falta definição na proposta do governo estadual sobre prazo e local para o Centro de Referência do Índio. Justiça Federal concedeu direito de posse em favor do governo estadual.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’21” / 320 Kb) - O prazo para a retirada de indígenas do prédio do antigo Museu do Índio, que fica ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), na cidade do Rio de Janeiro, termina na próxima quinta-feira (21). A Justiça Federal concedeu direito de posse em favor do governo estadual, o que pode levar a expulsão dos índios do local.

A decisão judicial foi expedida na última sexta feira (15). No mesmo dia, a Defensoria Pública da União entrou com uma ação no Tribunal Regional Federal do Rio contra a decisão. O recurso ainda não foi julgado.

A tensão no local é preocupante, pois os índios já declararam que pretendem resistir à desocupação. Os indígenas alegam que falta definição na proposta do governo estadual, que não apresenta prazo fixo nem local para a construção do novo Centro de Referência do Índio.

Outra preocupação é sobre a oferta do governo estadual de moradia provisória em um hotel no centro da cidade, que abriga moradores de rua. Os indígenas argumentam que a situação de reclusão é incompatível com sua cultura.

Os indíos vivem no local desde 2006 e reivindicam que ele abrigue um centro cultural indígena. Porém, o governo estadual pretende transformá-lo em um Museu Olímpico.

O imóvel, construído no século 19, já abrigou o Serviço de Proteção ao Índio e o Museu do Índio, que teve como um dos seus diretores o antropólogo Darcy Ribeiro.

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

19/03/13