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Site integrado permite fazer cadastro de desaparecidos

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Plataforma, desenvolvida pelo governo federal, tem como objetivo consolidar uma matriz nacional de informações. Por meio de convênios, as delegacias incluirão os registros dos estados diretamente no site.

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(1’42” / 399 Kb) - Está disponível na internet a atualização do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. A plataforma, desenvolvida pelo governo federal, tem como objetivo consolidar uma matriz nacional de informações. Por meio de convênios, as delegacias incluirão os registros dos estados diretamente no site.

O registro de desaparecimento pode ser feito por qualquer cidadão, inclusive pelas famílias, acessando o portal (www.desaparecidos.gov.br). Para o cadastro é necessário o nome da criança ou adolescente, idade, nome da mãe e endereço do desaparecido. Além disso, contatos da família e informações sobre onde e quando foi visto pela última vez.

O informante pode ainda postar fotografias e solicitar coleta de material genético de familiares (para possíveis investigações posteriores). Também pode escolher se deseja, ou não, que os dados básicos do desaparecido sejam divulgados no portal ou que apenas as redes de atendimento tenham acesso ao perfil.

O cadastro não elimina a necessidade de registrar o boletim de ocorrência, que, segundo a legislação atual, pode ser feito imediatamente, sem necessidade de aguardar o prazo de 24 horas.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, estima-se que 10 mil ocorrências de desaparecimento de crianças e adolescentes sejam registradas anualmente nas delegacias de polícia de todo o País.

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

28/03/13

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