Skip to Content

Programa pretende evitar falhas e incidentes em procedimentos hospitalares

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 11516 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

De acordo com a Fiocruz, de cada dez pacientes atendidos em unidades hospitalares um sofre de evento adverso. A ocorrência de incidentes desse tipo no Brasil é de 7,6%, sendo que 2/3 são evitáveis.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’28” / 346 Kb) - Para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes em hospitais públicos e privados, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram o Programa Nacional de Segurança do Paciente. A medida, divulgada na última segunda-feira (1), pretende evitar falhas de assistência ao paciente internado, como quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos.

De acordo com um estudo da Fiocruz, de cada dez pacientes atendidos em unidades hospitalares um sofre de evento adverso. A ocorrência de incidentes desse tipo no Brasil é de 7,6%, sendo que dois terços são evitáveis.

O programa estabelece que todos os hospitais do país montem Núcleos de Segurança do Paciente, para aplicar e fiscalizar regras sanitárias e protocolos de atendimento que previnam falhas. O núcleo deve entrar em funcionamento em um prazo de 120 dias.

Os protocolos serão disponibilizados para consulta pública pelo Ministério da Saúde. Entre outras determinações, os hospitais ficam obrigados a notificar mensalmente a Anvisa sobre eventos adversos associados à assistência. As unidades de saúde que não realizarem o procedimento poderão sofrer sanções, como a suspensão do alvará de funcionamento. 

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

02/04/13