Skip to Content

Absolvição do acusado de mandar matar casal de extrativistas gera protestos

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 11528 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 0.

O resultado do julgamento do assassinato do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo causou indignação dos movimentos sociais no Fórum de Marabá (PA).

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’30” / 353 Kb) - O resultado do julgamento do assassinato do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo causou indignação dos movimentos sociais. Na noite da quinta-feira (4), o juiz Murilo Lemos Simão anunciou a absolvição de José Rodrigues Moreira, acusado de ser o mandante do crime, por falta de provas. Já Lindonjonson Silva Rocha e Alberto Lopes do Nascimento foram considerados culpados.

Lindonjonson foi condenado a 42 anos e oito meses de prisão e Alberto a 45 anos. No entendimento do júri, Alberto recebeu pena maior por ter sido o responsável por cortar a orelha de José Cláudio, quando ele ainda estava vivo. A Promotoria informou que recorreu da decisão.

Logo após a sentença, as cerca de 500 pessoas que esperavam a decisão no Fórum de Marabá (PA) iniciaram os protestos, gritando por “justiça” e jogando tintas e pedras no prédio. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) haviam montado um acampamento no local para acompanhar os dois dias de julgamento.

O crime ocorreu em maio de 2011, no município de Nova Ipixuna, sudeste do Pará. José Claudio e Maria do Espírito Santo foram mortos a tiros em uma emboscada. Segundo a denúncia, o crime foi motivado pela disputa de uma área do assentamento Praialta-Piranheira. Os extrativistas denunciavam a extração ilegal de madeira na região e recebiam constantes ameaças de morte.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

05/04/13