Skip to Content

Trabalhadores cobram MTE por norma de segurança e saúde na indústria frigorífica

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 11548 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Entidade questiona ausência de contrapartida social do BNDES sobre a ajuda financeira a frigoríficos. Setor é tido como o mais preocupante da categoria, em termos de acidentes e doenças ocupacionais.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’43” / 403 Kb) - A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) pede urgência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na  publicação de norma que regulamenta o trabalho em frigoríficos. A entidade também questiona o governo em relação à ausência de contrapartida social do BNDES sobre a ajuda financeira a empresas como JBS, Marfrig e BR Foods (os três principais frigoríficos do país).

Ofícios com as duas pautas da CNTA, que representa mais de 500 mil trabalhadores em frigoríficos, foram entregues ao MTE na quarta-feira (10).

Os trabalhadores pedem a publicação urgente da Norma Regulamentadora n° 36, que traz novas regras de segurança e saúde nas indústrias frigoríficas.  Principalmente, quanto a adaptações estruturais e ergonômicas, e concessões de pausas no trabalho.

A norma foi concluída em dezembro do ano passado pelo Ministério, com participação de trabalhadores e setor patronal. A demora na publicação é criticada pelo coordenador da Secretaria Nacional de Carnes e Derivados da CNTA, Carlúcio da Rocha, durante encontro da entidade no mês de março.

“Os trabalhadores têm urgência na publicação da norma, porque eles já vêm trabalhando nela há muito tempo. Nós temos hoje no serviço de frigorífico, na grande maioria dele, um trabalho estafante, é um trabalho cansativo.”

O setor de frigoríficos é tido como o mais preocupante da categoria, em termos de acidentes e doenças ocupacionais.

Em relação à falta de contrapartida social dos empréstimos e incentivos fiscais às indústrias frigoríficas, uma reunião com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, está prevista para o dia 23 de abril, em Brasília.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

11/04/13