Skip to Content

Brasileiros respeitam determinações de juízes, mesmo que discordem de decisão

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 11580 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Dados fazem parte de uma pesquisa feita pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. De acordo com o estudo, 82% dos brasileiros reconhecem que é fácil desobedecer às leis no país.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’26” / 338 Kb) - Em uma análise da importância de se obedecer ao cumprimento das leis, 81% dos brasileiros consideram que as pessoas têm obrigação de pagar uma quantia a alguém, se a ordem for determinada por um juiz, mesmo que discorde da decisão. No entanto, esse índice cai para 43% se a ordem partir de um policial.

Os dados fazem parte de uma pesquisa da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Percepção do Cumprimento da Lei, divulgado na última terça-feira (23), além de avaliar os sentimentos dos brasileiros em relação ao respeito à legislação, também tem como objetivo colaborar com políticas públicas para o fortalecimento das instituições.

De acordo com o estudo, 82% dos brasileiros reconhecem que é fácil desobedecer às leis no país. Outra questão revelada é que os entrevistados que recebem até dois salários mínimos apresentaram índice de percepção do cumprimento da lei mais elevado (7,6), do que os que recebem mais de 12 salários mínimos (7,2). Na escala de avaliação de 0 a 10, a nota 10 representa um total comprometimento com o cumprimento das leis.

A pesquisa, realizada entre outubro de 2012 e março de 2013, envolveu os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Amazonas e o Distrito Federal.

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

24/04/13