Skip to Content

Havelange renuncia à presidência da Fifa após denúncia de suborno

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

A Comissão de Ética da entidade descreve a conduta de Havelange como “moralmente e eticamente reprovável”. O dirigente é acusado de ter aceitado subornos em sua presidência, que durou duas décadas.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

havelange(1’30” / 352 Kb) - O brasileiro João Havelange renunciou ao cargo de presidente honorário da Federação Internacional de Futebol (Fifa). O anúncio foi feito nesta terça-feira (30). O dirigente é acusado de ter aceitado subornos durante sua presidência, que durou mais de duas décadas. A Comissão de Ética da Fifa produziu um relatório em que descreve a conduta de Havelange como “moralmente e eticamente reprovável”.

A Comissão de Ética da entidade realizou uma investigação que envolveu a empresa de marketing ISL e os direitos de transmissão televisiva da Copa do Mundo.

O documento da entidade máxima do futebol mundial aponta que "quantidades significativas de dinheiro foram canalizadas para João Havelange (ex-presidente da Fifa), Ricardo Teixeira (ex-presidente da CBF) e Nicolás Leoz (ex-presidente da Conmebol), embora não haja indícios de que algum serviço tenha sido oferecido em troca por eles". Os valores pagos aos dirigentes entre 1992 e 2000 podem chegar a R$ 45 milhões.

Contudo, a Comissão de Ética da Fifa esclarece que eles não podem ser enquadrados criminalmente, em função da legislação da época na Suíça, sede da organização.

João Havelange presidiu a Fifa entre 1974 e 1998. Ele renunciou ao cargo de presidente honorário no último dia 18 de abril, mas a decisão só foi tornada pública no final do mês.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

30/04/13

*Com informações de agências de notícias internacionais.

Foto: Getty Images / BBC