Skip to Content

Crise econômica deixa 73 milhões de jovens desempregados no mundo

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Os altos índices tem relação com a crise financeira e os países desenvolvidos são os mais atingidos, aponta a OIT.Tendência indica que esses jovens estão recorrendo a trabalhos de meio período e informais.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

desempleoespana(1’30” / 350 Kb) - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) no relatório Tendências Globais de Emprego para a Juventude, divulgado nesta quarta-feira (8), aponta que a fraca recuperação da economia nos últimos dois anos afeta, principalmente, os jovens.

As estimativas indicam que 73 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos estejam sem trabalho em todo o mundo. Isso equivale a uma taxa de desemprego de 12,6%.

Os altos índices tem relação com a crise financeira e os países desenvolvidos são os mais atingidos, segundo a OIT. Em 2012, a taxa de desocupação na Espanha foi de 54,3%; na Grécia de 54,2%. Já em Portugal foi de 38,7%; na Itália de 34,4%; e na Irlanda de 31,4%.

A OIT relata ainda que entre as consequências do desemprego entre os jovens dos países desenvolvidos estão a desistência dessas pessoas de entrar no mercado de trabalho e de ser menos seletivos em relação ao tipo de emprego. Além da perda de potencial produtivo das economias em geral.

Outra tendência é que muitos desses jovens estão recorrendo a atividades de meio período e informais.

O aumento do desemprego não tem ocorrido na América Latina e no Caribe. No ano passado, o Brasil teve média de 13,7% de desocupação entre pessoas de 15 a 24 anos - o menor na série feita pela OIT entre 2000 e 2012.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

08/05/13

Foto: Landahlauts / Creative Commons