Skip to Content

Câmara dos Comuns britânica aprova casamento entre homossexuais

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

O projeto precisa ser aprovado ainda na Câmara dos Lordes (Alta) para virar lei na Inglaterra e no País de Gales. A previsão de Cameron é que a medida seja aprovada para que no mês de junho do ano que vem.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

casameto-ru(1’21” / 317 Kb) - A Câmara dos Comuns (Baixa) do Reino Unido aprovou na terça-feira (21) o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. O projeto precisa ser aprovado ainda na Câmara dos Lordes (Alta) para virar lei na Inglaterra e no País de Gales. O primeiro-ministro britânico David Cameron é a favor do casamento igualitário e seu partido, o Conservador, está dividido.

A previsão de Cameron é que a medida seja aprovada para que no mês de junho do ano que vem, início do verão no hemisfério norte, seja celebrado na Inglaterra o primeiro matrimônio civil entre homossexuais.

O projeto recebeu 366 votos a favor e 161 contrários dos parlamentares britânicos. Contou com apoio de liberais-democratas (parte da coalizão governista) e trabalhistas (de oposição). Mas o partido Conservador ficou dividido e, com isso, Cameron perde apoio de seus aliados.

Com a lei, o casamento entre homossexuais passará a ser permitido pelo Estado, mas não criará obrigações para as organizações religiosas, que poderão optar por realizar ou não as cerimônias. Contudo, o projeto especifica que a Igreja Anglicana será proibida por lei de realizar casamentos gays. O Cristianismo é a religião oficial da Grã-Bretanha, praticado pela Igreja Anglicana.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

22/05/13

*Com informações da BBC.

Foto: Reprodução