Skip to Content

Trabalho infantil persiste no Brasil e MPT lança campanha

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 11699 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

No Brasil, somente na faixa etária de 5 a 17 anos, 3,7 milhões de crianças e adolescentes estavam trabalhando em 2011. A exploração de crianças é uma das formas mais perversas de violação de direitos humanos.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

trabalhoinfantil-foto-joao-roberto-ripper(2’13” / 523 Kb) - Com o tema Trabalho infantil não é legal, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou uma campanha que pretende chamar a atenção e conscientizar a população sobre a situação de exploração de jovens e adolescentes no país. A iniciativa acontece para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.

No Brasil, somente na faixa etária de 5 a 17 anos, 3,7 milhões de crianças e adolescentes estavam trabalhando em 2011, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Ao todo, estima-se que o trabalho infantil no país atinja mais de 4 milhões de crianças e adolescentes.

Para o MPT, a exploração de crianças é uma das formas mais perversas de violação de direitos humanos, pois retira delas a formação escolar, o desenvolvimento saudável e a cidadania. O órgão ainda explica que é considerado trabalho infantil toda forma de prestação de serviço por menores de 16 anos, inclusive dentro das residências.

Um relatório divulgado nesta terça-feira (11) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que cerca de 10,5 milhões de crianças em todo o mundo estão envolvidas em trabalho doméstico na casa de outras pessoas, remunerado ou não. Em muitos casos realizam atividades perigosas e estão submetidas a condições análogas a escravidão.

Em referência ao Brasil, a OIT estima 250 mil trabalhadores domésticos infantis.

A seguir ouça o áudio da campanha do MPT, que pretende conscientizar a todos sobre a necessidade de mudança da sociedade frente a exploração de crianças e adolescentes.

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

12/06/13

Foto: João Roberto Ripper / Imagens Humanas