Skip to Content

Abaixo da média mundial, bancos de sangue precisam de doação

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 0.

A média de doadores de sangue no Brasil tem sido de 1,9% nos últimos anos, enquanto a média mundial está entre 3% e 5%. Procedimento é essencial para a sobrevida de recém-nascidos prematuros.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

doacao-sangue-foto-abr(1’38” / 388 Kb) - No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta sexta-feira (14), dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram a necessidade de reforçar e incentivar a doação no país. De acordo com a OMS, a média de doadores de sangue no Brasil tem sido de 1,9% nos últimos anos, enquanto a média mundial está entre 3% e 5%.

A transfusão de sangue é fundamental para pacientes submetidos a transplantes de órgãos, em terapia para o câncer ou portadores de diversas patologias. O procedimento também é essencial para a sobrevida de recém-nascidos prematuros e em casos de pessoas que sofreram acidentes graves.

Para ser um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 67 anos e pesar acima de 50 quilos. A coleta pode ser feita em postos fixos do Hemocentro do seu estado ou através de equipes móveis que realizam o procedimento. Não se esqueça de levar um documento com foto.

Entre as recomendações para o dia da doação estão repouso mínimo de 6 horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nem praticar exercícios físicos nas 12 horas anteriores e evitar fumar 2 horas antes da doação. Além disso, nunca ir em jejum.

Pessoas com idade de 16 e 17 anos também podem doar, mas mediante consentimento formal do responsável legal.

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

14/06/13

Foto: Gervásio Baptista/ABr