Skip to Content

Brasileiros usam mais cartão de crédito, mas 72% não sabem valor de juros

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 11730 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Segundo pesquisa do SPC, sete em cada dez brasileiros não sabem o quanto pagam em taxas do cartão. Em 2013, 50% da população dividiu em mais de 10x as compras de eletrodomésticos, contra 11% de 2012.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

cartoes-de-credito-uso-imagens(1’36” / 378 Kb) - Apesar do cartão de crédito ser utilizado por 83% da população, sete em cada dez brasileiros não sabem o quanto pagam em taxas de utilização. As informações fazem parte de uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgada nesta terça-feira (25).

De acordo com o estudo, 72% dos consumidores não sabem quanto pagam pelos juros quando deixam de quitar o valor integral da fatura do cartão. O levantamento também apontou um aumento significativo no número de consumidores que dividem os gastos em parcelas.

No ano passado, 11% da população dividiu em mais de dez vezes as compras de eletrodomésticos, esse percentual passou para 50% em 2013. Situação semelhante ocorreu em relação aos gastos com imóveis e aparelhos eletrônicos.

A pesquisa destaca ainda que o descontrole financeiro é o principal motivo para a inclusão de dívidas em atraso nos serviços de proteção ao crédito, correspondendo a 41% dos casos. A falta de planejamento dos gastos aparece até mesmo na frente do desemprego.

Segundo o estudo, 64% da população brasileira já esteve ou está com o nome incluído em cadastros de inadimplência. Para a elaboração do levantamento foram entrevistadas 604 pessoas de todas as capitais do país.

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

25/06/2013

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens