Skip to Content

Dilma expressa "indignação e repúdio" à proibição imposta ao avião de Morales

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

"Constrangimento" ao presidente boliviano "atinge não só à Bolívia, mas a toda América Latina", afirmou a presidente. O episódio foi condenado pela Unasul e a maioria dos países latino-americanos.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

morales(1’19” / 308 Kb) - A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, expressou na quarta-feira (03/07) "indignação e repúdio" ao bloqueio imposto por países europeus ao avião do presidente da Bolívia, Evo Morales. O caso ocorreu na terça-feira (02/07), quando o mandatário retornava de Moscou, capital russa, para La Paz, capital boliviana.

Após o episódio -- condenado pela Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e a maioria dos países da América Latina --, o governo boliviano opinou que o bloqueio havia sido orquestrado pelo governo norte-americano, devido a suspeita de que o ex-consultor da CIA Edward Snowden estivesse na aeronave. Os EUA negaram a proibição.

Para Dilma, a suspeita sobre a presença de Snowden, "além de fantasiosa, é grave desrespeito ao Direito e às práticas internacionais e às normas civilizadas de convivência entre as nações". Segundo ela, a proibição de sobrevoo "acarretou, o que é mais grave, risco de vida para o dirigente boliviano e seus colaboradores", complementando que "o constrangimento ao Presidente Morales atinge não só à Bolívia, mas toda a América Latina".

Na nota, Dilma ainda sublinhou a contradição na postura dos países europeus, levada a cabo após reclamarem da espionagem de seus funcionários por pelo govenro dos EUA, no âmbito do programa denunciado por Snowden.

De São Paulo, da Radioagência NP, com matéria do Opera Mundi, Vivian Fernandes.

04/07/13

Foto: Sebastian Baryli/CC

Comentários

Luka Akibat Darah Manis