Skip to Content

Mortes por doenças crônicas aumentam 60% em todo o mundo

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 17 milhões de pessoas morreram em 2011 por doenças do coração. Câncer, diabetes e enfermidades do pulmão são as outras principais causas de morte

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’40” / 325 Kb) - A Organização Mundial da Saúde, OMS, atualizou a lista das principais causas de morte em todo o mundo, com mudanças ocorridas entre 2000 e 2011. Segundo a agência, doenças cardiovasculares continuam sendo a causa número um de morte, matando 17 milhões de pessoas em 2011.

A OMS destaca que a cada 10 óbitos, três são por enfermidades do coração. Cerca de 7 milhões de pessoas perderam a vida por causa de doenças isquêmicas cardiovasculares. Outras 6,2 milhões morreram após um derrame.

As doenças crônicas foram responsáveis por dois terços de todas as mortes globais em 2011, um aumento de 60% em relação ao ano 2000. As principais são doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e enfermidades crônicas do pulmão.

De acordo com a agência, entre as 10 principais causas de morte estão ainda diarreia, Aids, acidentes de tráfego e nascimentos prematuros.

Quase 80% das mortes por doenças crônicas ocorreram em países de rendas média e baixa. Mas as nações ricas ainda têm a maior proporção de mortes por essas enfermidades, as doenças crônicas mataram 87% da população.

O fumo ainda é a principal causa de muitas das doenças mais letais do mundo. No total, um a cada 10 adultos morreu pelo uso do tabaco.

Nesta segunda-feira (23), em Genebra, o Conselho Econômico e Social da ONU adotou uma resolução pedindo ao Secretário-Geral a criação de uma força-tarefa sobre prevenção e controle de doenças crônicas.

De Nova York, da Rádio ONU, Leda Letra.

23/07/13