Skip to Content

Manning é condenado pela maioria das acusações, mas não por "ajuda ao inimigo"

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

O soldado norte-americano é responsável por vazar milhares de documentos secretos dos EUA para o Wikileaks. Pena máxima a qual o soldado norte-americano pode ser submetido é de 136 anos.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

manning(1’24” / 329 Kb) - O soldado norte-americano Bradley Manning, responsável por vazar centenas de milhares de documentos secretos dos Estados Unidos para o Wikileaks, foi condenado por várias violações à lei de espionagem. Porém, o veredicto anunciado na terça-feira (30) o inocenta da acusação mais grave, de “ajuda ao inimigo”. Manning pode pegar uma pena máxima de 136 anos na prisão.

O soldado foi considerado culpado por espionagem e de roubo de documentos sigilosos. Ele forneceu ao Wikileaks vídeos de ataques aéreos em que civis foram mortos, informações sobre incidentes nos fronts das guerras do Iraque e do Afeganistão. Além de dossiês de homens presos sem julgamento na prisão de Guantánamo e cerca de 250 mil despachos diplomáticos.

Durante o julgamento, que durou oito semanas, a promotoria insistiu em acusar Manning de ter colaborado com inimigos dos EUA, como a rede terrorista Al Qaeda. Já a defesa argumentava que seu objetivo era apenas mostrar à sociedade os bastidores do Exército norte-americano e das guerras em que o país se envolveu.

Para a organização Anistia Internacional "é difícil não chegar à conclusão de que o julgamento de Manning teve o objetivo de enviar uma mensagem a todos: o governo dos EUA está atrás de você".

Bradley Manning, de 25 anos, está preso desde os 22, quando foi detido no Iraque.

De São Paulo da Radioagência NP, com notícia do Opera Mundi, Vivian Fernandes.

31/07/13

Foto: Reprodução