Skip to Content

Mais de 30 países da América Latina discutem agenda regional de longo prazo

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Estimativas oficiais apontam que a população da América Latina seja de 600 milhões de pessoas. Pobreza passou de 48,8% em 1990 para 28,8% em 2012, mas região continua sendo a mais desigual do mundo

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’24” / 376 Kb) - Mais de 30 países estão reunidos em Montevidéu, no Uruguai para participar da Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina. O objetivo do encontro é discutir propostas para uma agenda regional de longo prazo.

Entre os temas debatidos estão o combate à mortalidade infantil, políticas para a juventude, igualdade de gênero e os direitos dos povos indígenas e negros. A migração internacional, a desigualdade territorial e a vulnerabilidade ambiental também fazem parte da agenda.

A atividade é organizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), em conjunto com o governo do Uruguai. Os participantes devem fazer um balanço sobre o cumprimento dos objetivos estabelecidos em 1994 pelo Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD).

Estimativas oficiais apontam que a população da América Latina seja de 600 milhões de pessoas. Existe a expectativa de um crescimento de 11% entre 2013 e 2025. Ou seja, em oito anos a região pode reunir 680 milhões de habitantes.

De acordo com a Cepal, pobreza passou de 48,8% em 1990 para 28,8% em 2012, mas a região continua sendo a mais desigual do mundo. Atualmente, 167 milhões de latino-americanos são considerados pobres e 66 milhões vivem na indigência.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

13/08/13