Skip to Content

Mesmo com legislação, meninas ainda perdem couro cabeludo em embarcações

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 11896 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Acidentes que envolvem embarcações podem provocar deformações graves no rosto e até levar à morte. Caso mais recente ocorreu há duas semanas, vitimando uma menina de 10 anos, no rio Araguari, no Amapá.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

voadora-reproducao-portal-brasil(1’45” / 413 Kb) - Nos estados do Norte do país são frequentes os acidentes de arrancamento do couro cabeludo de uma pessoa pelo motor de embarcações. As principais vítimas são crianças e mulheres. Para evitar esse tipo de ocorrência, órgãos governamentais da Amazônia fazem campanha para conscientizar a população e chamam a atenção para as medidas de segurança.

Celebrado na data de 28 de agosto, o Dia de Combate e Prevenção ao Escalpelamento é um marco na luta pelo fim desse tipo de acidente. No último dia 18 a vítima foi uma menina de 10 anos, no rio Araguari, no estado do Amapá. Ela perdeu 20% do couro cabeludo.

Em entrevista à Radioagência Nacional, o médico que acompanha o caso, o cirurgião plástico Augusto Púpio, explica que as crianças, normalmente as meninas, são as principais vítimas porque têm a responsabilidade de tirar a água que acumula perto do eixo do barco.

“E quando ela se baixa para remover essa água que acumula ali o cabelo acaba enrolando no eixo. Dificilmente acontece em homens por ter o cabelo mais curto e normalmente, como é uma tarefa que não é muito pesada, eles acabam deixando para as meninas, e as crianças são as principais vítimas desse acidente desnecessário.”

Em 2009 foi aprovada uma lei federal que obriga a instalação de proteção sobre o eixo do motor e das partes móveis das embarcações. Naquele ano, a Capitania dos Portos havia registrado 20 acidentes em rios da Amazônia, e em 2012 havia caído pela metade. Até agosto deste ano apenas dois casos foram registrados.

O escalpelamento, arrancamento do couro cabeludo, em acidentes que envolvem embarcações pode provocar deformações graves no rosto e até levar à morte.

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

29/08/13

Foto: Reprodução/Portal Brasil

Comentários

An essential hotspot for

An essential hotspot for the gathering of spectators that makes the peruser walk by step.toyota sequoia car cover