Skip to Content

Representantes de 25 países debatem política energética em encontro do MAB

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 11905 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Entre os dias 2 e 5 de setembro, a cidade de Cotia (SP) recebe cerca de 3 mil atingidos. A política energética nacional e as violações de direitos humanos são debatidas por representantes de 25 países.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

encontro-mab-foto-reproducao-mab(1’20” / 316 Kb) - A política energética nacional é debatida por representantes de 25 países no Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Entre os dias 2 e 5 de setembro, a cidade de Cotia (SP) recebe cerca de 3 mil atingidos, além de lideranças de movimentos sociais e entidades da sociedade civil.

As violações de direitos humanos que acontecem sistematicamente nas barragens em todo o país estão entre os principais debates. O MAB pressiona o governo federal para que institua uma Política Nacional de Direitos para as populações atingidas.

Outro tema de destaque no encontro é a construção de grandes barragens no Brasil, e em especial na Amazônia. Atualmente 45 grandes e pequenas barragens para geração de eletricidade estão em construção, e até 2021 a previsão é de mais 99 obras, com despejo de milhares de famílias.

Os atingidos por barragens também questionam o papel das transnacionais no setor.  Além dos debates, estão previstas manifestações nas ruas contra os leilões do petróleo e a privatização das barragens. Tudo isso contribui para que os brasileiros paguem a sexta tarifa mais cara do mundo, apesar do baixo custo de produção.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

02/09/13

Foto: Reproduçao/MAB