Skip to Content

Ativistas pela liberdade na internet recebem homenagem no Rio

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Entre os homenageados estão Julian Assange e Edward Snowden. Em junho, Snowden revelou um esquema de monitoramento de dados organizado pelo governo estadunidense envolvendo comunicações eletrônicas de todo o mundo.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

homenagem abi(1’22” / 322 Kb) - O acesso livre ao conhecimento pela internet é uma das principais bandeiras daqueles que defendem a liberdade na rede. Por reconhecimento aos serviços prestados a humanidade, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) vai homenagear ativistas que defendem a transparência na internet.

A Medalha de Direitos Humanos será entregue a Julian Assange, Edward Snowden, Glenn Greenwald, Bradley Manning, Aaron Swartz e Mordechai Vanunu. A solenidade acontece no dia 20 deste mês na sede da ABI, que fica na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Entre os homenageados está Julian Assange. Fundador do portal WikiLeaks, o australiano ficou mundialmente conhecido em 2010, após publicar milhares de documentos militares e diplomáticos sigilosos dos Estados Unidos. Atualmente está em asilo político na embaixada do Equador em Londres, e não pode deixar o local.

O caso mais recente de repressão a ativistas é o que envolve o ex-técnico em segurança digital da CIA (agência de inteligência norte-americana), Edward Snowden. No mês de junho, ele revelou um esquema de monitoramento de dados organizado pelo governo dos Estados Unidos.

A vigilância envolvia as comunicações eletrônicas e telefônicas de pessoas e organizações de todo o mundo, inclusive da presidenta brasileira, Dilma Rousseff. O esquema conta com a colaboração das companhias Google, Yahoo e Facebook.

Além da ABI, também promovem a solenidade de homenagem os sindicatos de jornalistas do Rio de Janeiro, o Instituto Mais Democracia e o Grupo Tortura Nunca Mais – RJ.         

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

09/09/13

Foto: Divulgação