Skip to Content

Assange participa de Seminário sobre liberdade e futuro da internet em SP

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Intervenção de fundador do WikiLeaks, que lança livro, será por videoconferência. Participam do seminário especialistas em tecnologia digital, professores universitários e profissionais da imprensa alternativa

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’20” / 312 Kb) - Nesta quarta-feira (18), ocorre no Centro Cultural São Paulo (CCSP) o seminário “Liberdade, Privacidade e o Futuro da Internet”, a partir das 14 horas. O evento conta com a participação, por videoconferência, de Julian Assange, fundador do site WikiLeaks e autor do livro “Cypherpunks: liberdade e o futuro da internet”, da editora Boitempo.

Com as recentes denúncias de espionagem divulgadas pelo ex-técnico da Agência Nacional de Segurança dos EUA, Edward Snowden, a discussão sobre liberdade e privacidade na internet ganhou o noticiário em todo o Brasil. O evento tem o objetivo de contribuir para a discussão sobre o funcionamento da rede, tráfego de informações, transparência das instituições e governo e privacidade de dados.

A programação inclui a participação de especialistas em tecnologia digital e segurança dos usuários para a troca de informações, além de professores de universidades federais e estaduais e profissionais da imprensa alternativa.

O evento é uma correalização da Boitempo Editorial e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Os ingressos para a videoconferência serão entregues durante as atividades da tarde. Os restantes serão distribuídos a partir das 18h30. O evento é público, gratuito e não requer inscrição.

De São Paulo, do Brasil de Fato para a Radioagência NP.

18/09/13

Serviço

Seminário “Liberdade, privacidade e o futuro da internet”

Quarta-feira, 18, a partir das 14h

Local: Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa - Rua Vergueiro | nº 1.000 (próximo da estação Vergueiro do Metrô).

Confira a página oficial do evento no Facebook.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Correalização: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Boitempo Editorial

14h – Mesa 1:

Arquitetura e governança da Internet: como funciona a rede, quem controla o tráfego dos nossos dados e quem define suas regras de funcionamento.

 

Debatedores: Sérgio Amadeu – Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Federal do ABC. É pesquisador das relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais; e Maria Tereza Carvalho – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

16h – Mesa 2:

Vigilância e privacidade na rede: como garantir a privacidade em um cenário de vigilância e os impactos para a cultura digital

Debatedores: Silvio Rhatto – Pesquisador independente de tecnologias digitais de armazenamento e transmissão segura de dados; Marta Kanashiro – pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e professora plena do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural do Labjor; e Gisele Beiguelman – Professora da FAU-USP, midiartista e curadora, pesquisadora na área de História da Arte sobre usos críticos de mídias e editora da Revista Select.

19h30 – Mesa 3:

Videoconferência com Julian Assange, fundador do WikiLeaks, e lançamento do livro Cypherpunks: Liberdade e o futuro da internet. Com a participação de Natalia Viana, parceira do Wikileaks no Brasil e coordenadora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo e Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura.