Skip to Content

Feira confirma vocação da agricultura camponesa para a produção de alimentos

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 11971 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Agricultura camponesa é a responsável pela segurança alimentar do brasileiro e produz cerca de 70% dos alimentos consumidos no país. O atual modelo dominante de posse de terra, cultivo e abastecimento tem dado sinais de fracasso.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

feira reforma agrária(1’33” / 365 Kb) - Uma alternativa de comercialização de produtos vindos diretamente da roça, sem o uso de agrotóxicos, a 14ª Feira da Reforma Agrária reuniu centenas de feirantes em Maceió (AL) com os produtos da Reforma Agrária.

A iniciativa aconteceu na primeira quinzena e reuniu mais de 300 trabalhadores rurais sem-terra vindos de assentamentos e acampamentos de todas as regiões do estado.

A feira da Reforma Agrária foi realizada pelo MST e pelo Centro de Capacitação Zumbi dos Palmares, em parceria com entidades do poder público.

Para se ter uma idéia da dimensão da Feira da Reforma Agrária, foram comercializados mais de 100 mil laranjas, cerca de 17 toneladas de abóbora, 7 toneladas de inhame e dezenas de toneladas de mandioca.

A agricultura camponesa é a responsável pela segurança alimentar do brasileiro, produzindo cerca de 70% dos alimentos consumidos no país. Os dados são do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O atual modelo dominante de posse de terra, cultivo e abastecimento tem dado sinais de fracasso. O Brasil é hoje o país que mais consome produtos com agrotóxicos no planeta. Cada brasileiro consome em média mais de 5 litros a cada ano. Esses dados, aliados às estatísticas do crescimento do número de casos de câncer na população apontam à necessidade de uma urgente transição para o modelo agroecológico.

De São Paulo, da Radioagência NP, Leonardo Ferreira.

26/09/13

Foto: Gustavo Marinho/MST