Skip to Content

Contraf reage a alta da Selic, por beneficiar bancos

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 11996 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Copom anunciou quinto aumento consecutivo da taxa básica de juros, para segurar a inflação. No mesmo dia o IBGE já anunciava queda no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 5,86%.   

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

taxa-selic-foto-reproducao(1’21” / 322 Kb) - A Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) reagiu à quinta alta seguida da taxa básica de juros (Selic) para 9,5% ao ano. Esse novo patamar foi anunciado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), com o objetivo de conter a inflação.

O anúncio ocorreu na noite de quarta-feira (10). No mesmo dia, pela manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país. O órgão apontou que a inflação acumulada dos últimos 12 meses caiu para 5,86%. É a primeira vez que o índice fica abaixo dos 6%.  

Em nota, o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, afirmou que “fica mais claro do que nunca que o objetivo por trás do discurso da necessidade de controlar a pressão inflacionária é na verdade atender os interesses das instituições financeiras, as principais detentoras da dívida pública."

Ainda segundo Cordeiro o aumento da taxa básica de juros “penaliza a atividade econômica e reduz o ritmo do crescimento, colocando em risco o emprego e a renda das famílias”.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a cada subida de 0,5 ponto percentual na Selic equivale ao crescimento de R$ 3 bilhões ao ano da dívida pública. Esses recursos são transferidos em grande parte para os bancos, já que são os grandes credores do Estado.

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

10/10/13

Foto: Reprodução