Skip to Content

Organizações realizam Dia de Ação Global contra a Incineração

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 12043 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Movimento defende políticas de “Lixo Zero”, com redução da geração de resíduos, reutilização, reciclagem e compostagem. Alternativas como a reciclagem se mostram mais viáveis do ponto de vista ambiental e social.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

ato-global-incineracao(1’48” / 423 Kb) - Acontece nesta sexta-feira (8) o Dia de Ação Global contra a Incineração de Resíduos. Organizações dos cinco continentes celebram a data realizando atos públicos, conferências, intervenções, entre outras atividades.

O movimento defende políticas de “Lixo Zero”, orientadas para minimizar a geração de resíduos por meio da reutilização, reciclagem e compostagem, no lugar da incineração e de aterros de resídu,os. O membro da articulação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Alex Cardoso, explica que alternativas como a reciclagem se mostram mais viáveis do ponto de vista ambiental e social.

A reciclagem ela é muito mais eficaz e muito mais barata e inclui as pessoas e o incinerador para fazer uma planta para incinerar mil toneladas por dia tem um custo de R$ 500 milhões de reais e aí inviabiliza todos os processos de reciclagem e de inclusão de pessoas.”

Alex ainda destaca que incineradores geram emissões tóxicas, liberam gases de efeito estufa e tem elevados custos para implementação.

“Nós estamos vivendo um problema muito sério em que os debates, o rumo da humanidade está sendo debatido referente às questões ambientais. O incinerador ele queima matéria prima. O processo da queima libera dioxina e furanos, são liberadas ao meio ambiente. São nano partículas micropartículas que vão ser levadas pelo vento para qualquer parte do mundo.”

A Ação é organizada pela Aliança Global contra a Incineração (GAIA). No Brasil participam das mobilizações entidades como o MNCR, o Observatório da Reciclagem Solidária (ORS) e o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea).

De São Paulo, da Radioagência NP, Leonardo Ferreira.

08/11/13

Foto: Reprodução/MNCR