Exposição retrata espaços públicos através de esculturas
Mostra acontece no Rio de Janeiro e apresenta peças com brincadeiras de crianças, jogos de adultos e o trabalho de ambulantes. “A vida das ruas” apresenta mais de 60 modelagens em barro e entalhes em madeira
(1’28” / 342 Kb) - A exposição A vida das ruas apresenta um pouco do que acontece nos espaços públicos das cidades brasileiras. Com mais de 60 modelagens em barro, entalhes em madeira e uma construção feita em sucata de metal, a mostra ocupa o espaço da Biblioteca Parque de Manguinhos, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
As esculturas em exibição são de autoria de 10 artistas de várias partes do país, que mostram brincadeiras de crianças, jogos de adultos e o trabalho de ambulantes. As peças também retratam o uso das praças, além de danças e celebrações, como jongo, capoeira, carnaval e futebol.
Há ainda a apresentação da rua como espaço do exercício da cidadania e das reivindicações políticas, através de fotografias em grandes formatos de personagens cariocas. De acordo com os organizadores do evento, as imagens em conjunto com as obras criam desafios interpretativos e mostram como “as experiências urbanas podem criar ilusões temporais e nos colocar questões sobre o passado, o presente e o futuro que queremos para nossas cidades.”
Quem quiser conferir a exposição A vida das ruas tem até o dia 1º dezembro. A entrada é gratuita.
A Biblioteca Parque de Manguinhos está localizada na Avenida Dom Hélder Câmara, 1.184, Benfica. Com funcionamento de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.
08/11/13
Foto: Reprodução/Museu Casa do Pontal