Skip to Content

Monsanto coage países africanos e empurra milho para o resto do mundo

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Segundo relatório, governos de países africanos têm sido pressionados para alterar a lei de biossegurança. Milho Bt foi aprovado na África do Sul antes mesmo que as autoridades avaliassem adequadamente as sementes.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

transgenicos-monsanto(1’49” / 428 Kb) – A ONG sul-africana African Center for Biosafety (ACB) publicou no final de outubro o relatório intitulado “África coagida a produzir milho Bt defeituoso: o fracasso do milho MON810 da Monsanto na África do Sul”. O documento mostra como o milho transgênico da Monsanto, que fracassou completamente naquele país, agora é empurrado para o resto do continente.

O milho MON810 é do tipo Bt, que foi modificado geneticamente para produzir toxinas capazes de matar lagartas que atacam as lavouras. Segundo o relatório, pesquisas independentes mostraram que a variedade cultivada na África do Sul há 15 anos já não “funciona” devido ao desenvolvimento massivo de resistência nas lagartas, o que levou à retirada do produto do mercado sul-africano.

Em recente entrevista à Radioagência NP, Cleber Folgado, coordenador da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, alertava sobre o risco de os camponeses ficarem reféns de multinacionais como a Monsanto.

“O que está colocado em jogo na verdade é o domínio completo da agricultura por parte das empresas, por parte do capital transnacional, por parte do latifúndio, agronegócio sobre o que há de mais importante nas mãos dos camponeses que são as sementes.”

O milho Bt foi aprovado na África do Sul antes mesmo que as autoridades regulatórias avaliassem adequadamente as sementes.

Mesmo com o fracasso da tecnologia no país, a Monsanto está agora empurrando o mesmo milho transgênico para o resto do continente. Segundo o relatório do ACB, estão na mira países como Moçambique, Quênia, Uganda e Tanzânia.

Além disso, segundo o relatório, governos de países africanos têm sido pressionados para alterar a lei de biossegurança com o intuito de permitir o cultivo de lavouras transgênicas.

De São Paulo, da Radioagência NP, Leonardo Ferreira.

12/11/13                           

Foto: Reprodução

Comentários

mobileapp

Download Gesture lock screen application from http://gesturelockscreen.uniqsofts.com for android to lock your screen using signature or gestures. Visit http://gesturelockscreen.uniqsofts.com to download the application.