Skip to Content

Normas ampliam idade para doar sangue e prevê teste mais rápido para HIV

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 12051 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Em 2012, o Ministério já havia reduzido a idade mínima para doação de 18 para 16 anos. Com a ampliação das idades mínimas e máximas de doação, houve a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

doacao-sangue-foto-gov-ba(1’22” / 324 Kb) - A idade máxima para doação de sangue no país subiu de 67 para 69 anos. O anúncio da medida foi feito na terça-feira (12) pelo Ministério da Saúde, que também tornou obrigatória a realização de teste que permite detectar com maior rapidez os vírus HIV e da hepatite tipo C no sangue de doadores.

A portaria assinada pelo ministro da saúde, Alexandre Padilha, torna obrigatória a realização do teste NAT (teste de ácido nucléico) em todas as bolsas de sangue coletadas no país. Os hemocentros terão 90 dias para se adequar às novas regras, que serão fiscalizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em 2012, o Ministério já havia reduzido a idade mínima para doação de 18 para 16 anos. Com a ampliação das idades mínimas e máximas, houve a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.

Atualmente, são coletadas no Brasil 3,6 milhões de bolsas por ano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a média de doadores de sangue no Brasil tem sido de 1,9% nos últimos anos, enquanto a média mundial está entre 3% e 5%.

A transfusão de sangue é fundamental para pacientes submetidos a transplantes de órgãos, em terapia para o câncer ou portadores de diversas patologias. O procedimento também é essencial para a sobrevida de recém-nascidos prematuros e em casos de pessoas que sofreram acidentes graves.

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

13/11/13

Foto: Reprodução