Skip to Content

Centrais querem fim do fator previdenciário e correção da tabela do IR

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 12053 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Centrais marcam novo para o dia 26 ato em que pedem redução da redução da taxa de juros. Manifestação acontecerá durante última reunião de 2013 do Copom para discutir a taxa básica de juros.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

ato-nacional-centrais-sindicais(1’49” / 430 Kb) - Depois do dia nacional de luta pelo fim do fator previdenciário, realizado nesta terça-feira (12) em todo o país, trabalhadores preparam nova mobilização. A próxima será contra a alta da taxa básica de juros, no próximo dia 26. A manifestação ocorre na data em que o Comitê de Política Monetária (Copom) faz sua última reunião em 2013.

Os trabalhadores estão em defesa da agenda aprovada em julho de 2010, na 2ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), em São Paulo. Entre as reivindicações, estão a ratificação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as demissões imotivadas, combate à terceirização e à rotatividade.

A proposta dos sindicalistas é que os trabalhadores se aposentem quando atingirem o tempo de contribuição com a remuneração a que têm direito, como explica o secretário geral da Central Única dos Trabalhadores, Sergio Nobre.

“O fator previdenciário é uma grande injustiça com os trabalhadores porque ele começa sua carreira profissional contribuindo pelo teto da previdência, passa 35, 40 anos da vida contribuindo pelo teto da previdência e quando chega o momento dele requerer a sua aposentadoria aplicam um redutor que chega a 35, 40% do valor da aposentadoria.”

O fator previdenciário é um redutor criado em 1999, no governo Fernando Henrique Cardoso. É uma fórmula matemática aplicada nos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição.

As centrais cobram também a correção da tabela do Imposto de Renda. Os sindicalistas destacam que os trabalhadores são prejudicados com as faixas de alíquotas. O governo deve manter o índice de 4,5% para reajustar a tabela, mas os representantes das centrais sugerem que a tabela seja corrigida de acordo com a inflação.

De São Paulo, da Radioagência NP, Leonardo Ferreira.

13/11/13

Foto: Roberto Parizotti/CUT