Skip to Content

Protagonismo das periferias é destaque no Festival Cine Favela

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 12058 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Filmes são realizados por ONGs, associações, coletivos, estudantes e produtores independentes. Ao todo, 16 curtas-metragens brasileiros e de outros seis países disputam participam da mostra competitiva.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’46” / 417 Kb) - Em sua oitava edição, o Festival Cine Favela reúne filmes de todos os gêneros e formatos para apresentar o cinema periférico do Brasil e do mundo. As produções que compõem a mostra são exclusivamente realizadas por organizações não governamentais, associações, coletivos, estudantes e produtores independentes.

O evento, que acontece em São Paulo, teve início na terça-feira (12) com o filme Memórias de Heliópolis. Para quem não acompanhou durante a semana as exibições do festival, ainda há tempo de conhecer um pouco das produções periféricas.

Neste sábado (16), a partir das 15h, acontece a mostra competitiva, na sede do projeto Cine Favela. Ao todo, 16 curtas-metragens brasileiros e de outros seis países disputam a preferência popular. Além dos filmes nacionais, participam da competição produções da França, Ucrânia, Espanha, Panamá, Portugal e Alemanha.

No domingo (17), o encerramento do festival terá a divulgação do melhor filme eleito pelo voto popular e a exibição do documentário Copa Vidigal, de Luciano Vidigal, um dos diretores do filme 5 x Favela – Agora por Nós Mesmos. Os eventos finais acontecem no Polo Cultural De Heliópolis, a partir das 17h.

O longa Copa Vidigal mostra como um campeonato de futebol no morro do Vidigal, na cidade do Rio de Janeiro, com 32 times de várias comunidades, conseguiu resgatar a paz em uma área traumatizada com uma guerra entre traficantes.

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

13/11/13

Imagem: Divulgação

 

Confira abaixo a programação do Festival Cine Favela para o final de semana:

Mostra Competitiva

Data: 16/11 – sábado – às 15 horas

Local: Cine Favela – Rua do Pacificador, 288 – Heliópolis – Tel: 2954-2275

Classificação: Livre

Pré-Curadoria: Luciana Rossi

Curadoria final: Luciana Rossi e Daniel Gaggini

 

MUPEPY MUNATIM (PORTUGAL - 18’- FIC. -2012)

Direção: Pedro Peralta. Sinopse: Um homem regressa da França a Portugal em busca da túmulo de sua mãe. Quer lhe fazer uma homenagem. Quer redimir-se do passado. Apenas tem o contacto de uma pessoa. Encontra-a. Porém, ela não sabe o lugar em que sua mãe foi enterrada. Quando está pronto para desistir, tem uma revelação. A promessa tem que ser cumprida.

 

PINHEIRINHO (RJ - 8’- DOC. -2013)

Direção: Julio Pecly. Sinopse: Demolição de um conjunto habitado por população.

 

PROIBIDÃO (RJ- 14’- DOC. -2013)

Direção: Ludmila Curi e Guilherme Arruda. Sinopse: Documentário sobre MC Smith, que é um famoso funkeiro do Complexo do Alemão adepto ao funk proibido, que faz muito sucesso nos bailes, porém gera polêmica fora deles.

 

CATALOGÁRGULA (RS - 5’- EXP. -2013)

Direção: Lucas Neris/Luan Salce. Sinopse: Hélio é um homem peculiar que tira fotos de tudo à sua volta, dando uma conotação própria e estranha aos objetos que o cercam.

 

TINHA UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO (RS - 11’- EXP. -2013)

Direção: Caio Mazzilli. Sinopse: Um dia na vida de um viciado em pedra. O martírio da droga e a leveza da escrita, aflorando vida quando a morte caminha ao lado.

 

A ELEIÇÃO É UMA FESTA (SE - 15’- DOC. -2013)

Direção: Fábio Rogério. Sinopse: Eleições municipais de 2012. Batman e Robin tentam uma vaga na Câmara Municipal de Aracaju.

 

BATMAN POBRE #1 ALDEIA MARACANÃ (RJ - 7’- DOC. -2013)

Direção:Pablo Pablo. Sinopse: Bruce Wayne. Ex-multibiliardário. Ex-playboy. Ex-proprietário. Ex-empreiteiro. Em meio ao caos do tráfego parado, obras olímpicas, bancos imobiliários, direitos obtusos, vaga rumo a uma batalha vencida, o Inquilino das Trevas. Nosso herói embussado nos conduz por essa estranha desventura no dia 23 de março de 2013: dia marcado pelo despejo da Aldeia Maracanã pelo Aparelho Repressor do Estado de Rio City.

 

A COLD PLACE (FRANÇA - 4’- EXP. -2010)

Direção: Muriel Montini. Sinopse: Bolsa de Paris, noite de inverno. Os comerciantes fazem um intervalo.

 

MÚSICA NA PERIFERIA (SP - 7’- DOC. -2012)

Direção: David Alves Silva. Sinopse: Um curto Panorama da Música produzida na periferia Sul de São Paulo.

 

SI EL PARQUE HABLARA (PANAMA - 5’- FIC. -2012)

Direção: Maysha Martínez. Sinopse: Tilson, um estudante adolescente de Cabo Verde, é responsável pelo futuro de seus dois irmãos pequenos. O parque vai ser o cenário de sua decisão.

 

BRAÇOS ABERTOS, PORTAS FECHADAS (RJ - 24’- DOC. -2012)

Direção: Juliana Borges e Fernanda Polacow. Sinopse: O rolo compressor da economia brasileira em franca expansão está atraindo imigrantes de todo o mundo. Esperando encontrar um país multicultural, o rapper angolano Badharó acaba por se deparar com barreiras como discriminação e preconceito racial. Usando como pano de fundo a trágica morte de uma imigrante angolana, Badharó usa sua musica para falar sobre as frustrações que ele experimenta num Rio de Janeiro muito diferente dos cartões postais.

 

ORIGAMI (ESPANHA - 5’- ANI. -2013)

Direção: David Pavon. Sinopse: Era uma vez um barco de papel, que vivia em uma loja de brinquedos abandonados e que embarca na viagem da sua vida.

 

A FILA (PR - 5’- ANI. -2012)

Direção: Almir Correia. Sinopse: Homens simples. Ratos. Executivos. O que eles têm em comum?

 

AVTOPORTRET (UCRÂNIA - 5’- EXP. -2011)

Direção: Natali Ilchuk. Sinopse: História de uma vida em episódios curtos. Um carro também pode ter uma biografia.

 

A RUA É PÚBLICA (BH - 10’- FIC. -2013)

Direção: Anderson Lima. Sinopse: Um grupo de amigos acorda com vontade de jogar uma pelada na rua. A busca por um espaço acaba percorrendo outro caminho: o da luta pelo território livre do brincar.

 

BEN (ALEMANHA- 1’- EXP. -2012)

Direção: Kuesti Fraun. Sinopse: Sobre correr, estar trás, sobre grandes momentos, sobre a vida cotidiana…

Encerramento

Data: 17/11 – domingo

Horário: 17h

Local: Estrada das Lágrimas, 2.385 – Heliópolis

 

COPA VIDIGAL (RJ – 75’- DOC. – 2011)

Direção: Luciano Vidigal. Sinopse: Campeonato de futebol entre favelas organizado no Morro do Vidigal no Rio de Janeiro com o objetivo de resgatar a paz através do esporte numa área que estava traumatizada com uma recente guerra entre traficantes.