Skip to Content

Evo inaugura estação de monitoramento do primeiro satélite boliviano

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Túpac Katari vai ampliar e melhorar os serviços de telefonia, internet, televisão e rádio e atenderá aos 337 municípios do país. Artefato será lançado ao espaço na China, que ajudou a financiar o projeto

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’12” / 283 Kb) - O presidente da Bolívia, Evo Morales, inaugurou nesta segunda-feira (02) a estação terrestre de Amachuma, na cidade de El Alto, no Oeste do país. De lá será monitorado o primeiro satélite de comunicação boliviano, o Túpac Katari, que, segundo o governo do país, entrará em órbita no dia 20 de dezembro e será lançado na China.

"Não somos uma potência, mas estamos crescendo bastante. Já temos nosso satélite de comunicação. Isso não é mais privilégio só para as potências, mas também para países progressistas como o nosso”, disse Morales durante a inauguração da base.

Após o lançamento, o satélite começará suas operações a partir de abril do ano que vem e será administrado pelos bolivianos. A órbita do Túpac Katari será de 36 mil quilômetros ao redor da Terra e o equipamento terá duas estações terrenas de controle. Morales acrescentou que este será um passo importante para saber o que está acontecendo na Bolívia e no mundo inteiro. “Além disso, o satélite vai permitir que tenhamos melhor comunicação em território boliviano”, disse.

De acordo com a Agência Boliviana Espacial, responsável pelo projeto, o Túpac Katari vai ampliar e melhorar os serviços de telefonia, internet, televisão e rádio e atenderá aos 337 municípios do país.

O custo do projeto, segundo a agência, foi superior a 320 milhões de dólares e foi financiado pelo Banco de Desenvolvimento da China, com contrapartidas do governo boliviano.

De Bogotá, do Opera Mundi, Leandra Felipe.

03/12/13

Foto: Reprodução/ISAPE

Locução: Jorge Américo

Comentários

mobileapp

Download Gesture lock screen application from http://gesturelockscreen.uniqsofts.com for android to lock your screen using signature or gestures. Visit http://gesturelockscreen.uniqsofts.com to download the application.