Skip to Content

IBGE lança mapa político atualizado do território brasileiro

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 12095 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Ferramenta traz atualizações no sistema viário e ferroviário do país, bem como as principais obras e edificações. IBGE elabora o mapa desde 1940, e a edição que estava vigente era a de 2004.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’21” / 321 Kb) - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o novo Mapa Político do Brasil, com a representação cartográfica de todo o país, tendo o ano de 2010 como referência. O mapa é usado para a geração de outros mapas em escalas menores e no atendimento a projetos geocientíficos.

A carta - que traz atualizações no sistema viário e ferroviário do país, bem como as principais obras e edificações - pode ser baixado gratuitamente no site do IBGE (ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_murais/brasil_2010.pdf).

O instituto elabora o mapa desde 1940, e a edição que estava vigente antes deste lançamento era a de 2004, com base em dados de 2000. Apesar de ter como referência o ano de 2010, a carta divulgada hoje incorporou obras concluídas posteriormente, segundo o IBGE.

A representação cartográfica retrata as cinco regiões do país, os 26 estados e o Distrito Federal, além das principais localidades. Também é possível identificar aeroportos, diferenciados em nacionais e internacionais, rodovias com pavimentação concluída, em andamento e não pavimentadas, gasodutos, ferrovias, usinas elétricas e áreas sujeitas a inundação.

A escala do mapa é 1:5.000.000, em que cada centímetro na ilustração equivale a 50 quilômetros do território nacional. Na legenda, dados demográficos e geográficos das unidades da Federação também estão disponíveis.

Do Rio de Janeiro, da Agência Brasil, Vinícius Lisboa.

04/12/13

Locução: Leonardo Ferreira

Foto: Reprodução