Skip to Content

Catadores de 15 países discutem gestão dos resíduos sólidos

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 12112 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Evento busca fortalecer cadeia produtiva de materiais recicláveis de forma sustentável. Outro objetivo é despertar novos negócios para cooperativas e redes de catadores, que contam com 1 milhão de trabalhadores.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1’58” / 462 Kb) - Milhares de catadores de 26 estados brasileiros e 14 países da América Latina, Caribe, Ásia, África e Europa reunidos em um único lugar. Esta é a dinâmica da quarta edição da “Expocatadores” , realizada no Parque Anhembi, em São Paulo, entre os dias 18 e 20 de dezembro. O evento dissemina tecnologias e iniciativas para a gestão eficiente dos resíduos sólidos.  

O foco é a busca da inclusão social e melhores condições de trabalho para os catadores, associações e cooperativas de reciclagem, segundo Roberto Laureano da Rocha, coordenador da Expocatadores.

“2014 é um ano bastante promissor pra gente porque é o ano que os municípios brasileiros precisam apresentar seus planos de resíduos, vamos ter fazer as erradicações dos lixões a céu aberto.”

Além da valorização profissional dos catadores, a Expocatadores busca fortalecer a cadeia produtiva de materiais recicláveis de forma sustentável e inclusiva. Roberto explica que outro objetivo do evento é despertar novos negócios para cooperativas e redes de catadores, formadas por mais de um milhão de trabalhadores.

“Com todo esse panorama acreditamos que as prefeituras vão entender que, primeiro, é possível fazer pelos catadores desde que elas paguem por esse serviço e que não é necessário fazer a queima, incinerar o material porque essa é uma matéria-prima que trabalho para uma cadeia enorme para várias famílias.”

Até agosto de 2014, todas as cidades brasileiras devem elaborar e colocar em prática seus planos de gestão de resíduos sólidos e eliminar os lixões. A menos de um ano para o prazo, cerca de 10% dos municípios cumpriram o cronograma. Estima-se que a produção de lixo no Brasil seja de 193.642 toneladas por dia.

De São Paulo, da Radioagência NP, Leonardo Ferreira.

18/12/13

Foto: Reprodução/ABr

Serviço

Data: 18 a 20 de dezembro de 2013

Horário: 9h às 18h30

Local: Pavilhão Oeste do Parque Anhembi

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1200, Santana, São Paulo /SP

Mais informações: www.expocatadores.com.br