Skip to Content

E se eu não usar a cadeirinha?

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1'20'' / 371 Kb) - R$ 191,54. Esse é o preço da multa para quem descumprir a norma do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que torna obrigatório o uso de cadeirinhas e equipamentos de retenção em automóveis para transportar crianças de até dez anos. O motorista também será punido com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e terá o veículo recolhido.

A lei não vale para o transporte de crianças nos táxis, ônibus e em veículos que pesam mais de 3,5 toneladas. Para vans escolares, o Contran deve fixar normas de segurança nos próximos meses.

A dica para os pais é comprar produtos certificados com o selo do INMETRO, de preferência em lojas que ofereçam o serviço de instalação. Outra recomendação é que os responsáveis experimentem a cadeirinha no carro antes de comprar o produto, evitando aborrecimentos caso o equipamento não seja apropriado para o assento do automóvel e para o peso da criança.

Alguns produtos estão em falta no mercado, como o assento de elevação, obrigatório para crianças de 4 a 7 anos e meio. Apesar da falta do produto, as normas já estão valendo e os pais precisam ficar atentos para não serem multados.

De São Paulo, da Radioagência NP, Aline Scarso.