Skip to Content

Populações do campo se organizam contra exploração

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(2'08'' / 507 Kb) - O V Congresso da Coordenação Latino Americana de Organizações do Campo (CLOC) começa na próxima sexta-feira (8) em Quito, no Equador. Serão nove dias de intenso debate sobre a conjuntura latinoamericana e a organização de resistência dos povos contra a ofensiva de empresas transnacionais no campo. Já estão confirmados mil participantes de toda a América Latina, com convidados da Europa, Ásia e África.

Itelvina Masioli, integrante da direção MST/Brasil e da CLOC/Via Campesina, diz que as populações das nações da América Latina denunciam o controle da agricultura pelo capital internacional por meio da compra de terras, da produção de sementes transgênicas e da expulsão das comunidades originárias. 

“Esse Congresso parte da análise de que há uma ofensiva forte do capital e do império no nosso continente. O objetivo é fortalecer as organizações da Cloc/ Via Campesina [do] continente latinoamericano para retomar com muito mais força essa capacidade das lutas continentais para enfrentar os inimigos comuns”.

O V Congresso da CLOC levou um ano de preparação. Segundo Itelvina, os participantes irão propor ações e trocar experiências de projetos populares de agricultura e sociedade.

“Frente a esse momento de golpes de Estado, de toda a ofensiva da mídia, de criminalização dos movimentos [sociais], esse Congresso se fortalece a partir da luta, da solidariedade e integração dos povos.”

Dentro do Congresso, ocorrerá a terceira assembleia latinoamericana dos jovens e a quarta assembleia latinoamericana das mulheres do campo. De acordo com a organização, a participação dos jovens e das mulheres – que são mais da metade das populações dos países da América Latina – é fundamental no processo de transformação social.

De São Paulo, da Radioagência NP, Aline Scarso.

07/10/10