Skip to Content

ENEM é trampolim para o Ensino Superior

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1'39'' / 391 Kb) - Nos dias seis e sete de novembro, 4,6 milhões de estudantes participarão da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo o Censo Escolar, neste ano cerca de 80% dos formandos do ensino médio se inscreveram para a prova. A participação é voluntária e já é reconhecida como um dos principais meios de acesso ao Ensino Superior.

Criado em 1998, desde 2005 o ENEM é pré-requisito para a seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni). Mais de 50 universidades federais já substituíram seus vestibulares pela nota do ENEM. Outras concedem bônus, de acordo com a pontuação abtida no exame.

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), duas das principais instituições de ensino supoerior do país, não utilizarão a nota do ENEM em seus processos seletivos. Elas alegam que a data de divulgação dos resultados do exame não bate com o calendário dos vestibulares.

O Ministério da Educação (MEC) divulgará os resultados 15 de janeiro de 2011. A plicação das provas terá início às 13 horas. O caderno de questões e a prova deverão ser respondidos com caneta preta. Não será permitido o uso de lápis.

Mais informações no site: www.enem.inep.gov.br

De são Paulo, da Radioagência Jorge Américo.

03/11/10