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Eleições: Imprensa faz campanha para primeiros colocados

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(3'39'' / 860 Kb) - Uma análise superficial do noticiário televisivo dá ao telespectador a impressão de que apenas três candidatos disputam as eleições presidenciais, cujo primeiro turno ocorrerá no próximo dia três de outubro. No entanto, até o dia 5 de julho, prazo limite para os partidos e coligações apresentarem suas candidaturas, nove nomes foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com pesquisas de opinião, 65% do eleitorado brasileiro utiliza a televisão como única fonte de informação sobre os candidatos. Assim como ocorreu nas últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos, a internet poderia ser um diferencial aqui no Brasil. No entanto, essa ferramenta é utilizada por apenas 7% do eleitorado brasileiro.

Em entrevista à Radioagência NP, o candidato à Presidência da República pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), condena a postura assumida pelos meios de comunicação. Ele considera que existe um boicote contra as candidaturas que ameaçam a ordem vigente.

Radioagência NP: Plínio, o noticiário televisivo divulga a agenda somente dos três primeiros colocados nas pesquisas de opinião. Quais as consequências dessa postura?

Plínio de Arruda Sampaio: O prejuízo é evidente. Você não é noticiado e não fica na mente do eleitor. Ele [eleitor] não tem ideia. Ele não tem noção de que essa candidatura existe e, obviamente, ele não pode optar por ela. É uma atitude absolutamente antidemocrática.

RNP: Os jornais, rádios e revistas assumiram a mesma lógica das emissoras de televisão?

PAS: Toda a grande mídia está fazendo isso. Ela quer uma eleição marcada entre os três candidatos que não oferecem nenhum perigo ao sistema estabelecido. Não é um ou outro governo, nós contestamos essa ordem capitalista, que é uma ordem injusta e cruel.

RNP: A campanha diária, ignorada pelos grandes veículos, tem peso maior que a propaganda eleitoral gratuita?

PAS: Primeiro, nós não estamos ainda na propaganda eleitoral gratuita. Portanto, quem está sendo noticiado está ganhando uma vantagem extraordinária. É óbvio que isso vai prejudicar fortemente quem não entrou.

RNP: Como o eleitorado pode se defender dessa imposição de candidaturas feita pela grande imprensa?

PAS: O único caminho é o debate e o uso da internet. Com ela, a gente consegue fazer alguma divulgação. O eleitorado está sendo prejudicado porque ele não tem como se defender. Estamos usando muito a internet, mas não é todo mundo que tem acesso.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

30/07/10