Skip to Content

Reconstrução do Haiti será comandada por Bill Clinton

  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1'23'' / 325 Kb) - O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton foi confirmado para o comando geral da Comissão Provisória para a Reconstrução do Haiti (CIRH).

Instituída durante a Conferência Internacional de Doadores Rumo a um Novo Futuro para o Haiti, ocorrida em Nova Iorque no dia 31 de março, a CIRH foi oficializada pelo legislativo haitiano no dia 15 de abril, após conturbadas votações na Câmara dos Deputados e no Senado.

A criação da Comissão Provisória e a prorrogação do Estado de Emergência encontraram forte resistência em diversos setores da sociedade haitiana, que consideram a medida inconstitucional por ferir a soberania nacional do país.

Junto com o Projeto de Lei (PL) para a criação da Comissão, aprovou-se também a prorrogação por mais 18 meses do Estado de Emergência instituído depois do terremoto de 12 de janeiro. Com ele, o governo federal – e a partir de agora também a CIRCH – tem o poder de utilizar recursos públicos sem a necessidade de respeitar os procedimentos legais, além de requisitar compulsoriamente imóveis e terrenos.

Constituída por 16 membros, sendo sete haitianos e nove estrangeiros, a Comissão Provisória para a Reconstrução do Haiti presidida por Bill Clinton será responsável pela aplicação dos US$ 10 bilhões prometidos pela comunidade internacional para a reconstrução do país.

De Ti Rivye Latibonit, no Haiti, para a Radioagência NP, Thalles Gomes.

28/05/10