Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual – Saiba mais:

Montreal, Canada - July 13, 2016: On the hottest day of the summer (37 C), hundreds of protesters gathered at Nelson Mandela Park for a Black Lives Matter rally, in solidarity to similar protests in the United States, and to condemn the racial profiling and police brutality in Montreal. After the rally, the protesters took the streets and marched down for three hours and about 10 km. The march finished around 10pm without incident.

A nossa sociedade tem um turbilhão de problemas e acredito que todo mundo sabe disto, mas dentre eles existe um problema que afeta muito a vida de diversas pessoas, Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual é realmente delicado!

Muita gente acredita que este problema não existe mais e que o mesmo até já passou, mas na realidade, sabemos que é bem diferente e todos os dias presenciamos este tipo de problema acontecer na frente de nossos olhos.

Infelizmente em nossa sociedade ainda temos uma grande escala de preconceito, desde os mais simples até os mais complexos e problemáticos, o que muitas vezes atrapalha a vida de quem é vítima deste tipo de ofensa.

Muitas pessoas sofrem com preconceitos por conta de sua orientação sexual, cor da pele, roupas, estilo de vida e diversas outras coisas. Geralmente é um problema causado pela falta de conhecimento sobre algo novo.

É muito importante falarmos sobre o Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual e não apenas sobre isto, como também sobre diversos outros tipos de preconceitos que temos em nosso meio social.

O que é o preconceito?

Antes de falarmos sobre o racismo e o restante dos problemas, é importante que saibamos mais sobre este tipo de problema e porque os mesmos existem, neste tópico explicaremos mais sobre isto.

O preconceito vem do julgamento prévio e pode se manifestar em atitudes discriminativas perante as crenças, pessoas, tendências, sentimentos e comportamento, por isso afeta tanto a nossa vida.

Ele consiste em uma ideia formada antes que se tenha fundamentos críticos ou lógicos sobre algum assunto, sendo resultado da ignorância que muitas pessoas possuem, na qual desprezam o ponto de vista e opinião alheia.

O problema deste tipo de ignorância é que na maioria das vezes a mesma é mostrada por meio de agressividade e hostilidade, por isso temos diversos casos de agressão e coisas até piores por conta de preconceitos.

As pessoas que não gostam de algumas coisas muitas vezes possuem um preconceito com elas e não compactuam com as ideias, comportamentos e coisas deste tipo. Ele existe de diversas formas como racial, sexual e social.

Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual

Por que o preconceito é ruim?

Esta pode ser uma dúvida que muitas pessoas possuem, portanto, será importante deixar claro que por mais que seja algo muito comum, também é muito maléfico para a nossa sociedade.

Como este consiste em um julgamento antecipado, muitas pessoas possuem diversos tipos de preconceitos contra as mais diversas coisas, mas o real problema disto é quando este atrapalha a vida do próximo e o ofende.

Quando falamos de Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual, este ocorre porque as pessoas não gostam da cor da pele do próximo e isto já vem de muito tempo atrás e acredite, por pura ignorância!

Infelizmente este é um problema que persiste até nos dias atuais, diversas vezes vemos pessoas brancas ofendendo pessoas pretas e julgando as mesmas sem qualquer motivo aparente, apenas pela cor da pele e este é um problema gravíssimo que afeta muito o nosso meio social.

E por conta do preconceito, muitas pessoas sentem medo de viver e até mesmo de demonstrar o seu amor em público. Em sua grande parte, ele gera problemas, mas também existem formas mais simples.

Tipos de preconceito:

Este é um problema que se manifesta de diversas maneiras diferentes e em várias áreas distintas. Seja lá qual for a forma em que estiver, este é um problema que afeta muitas pessoas, podendo ser:

  • O preconceito racial:

Este consiste na ideia de que pessoas de uma raça ou etnia diferente podem ser inferiores ou superiores as outras. Caracterizando-se pela grande discriminação perante pessoas de outra raça;

  • O social:

Este é diretamente relacionado ao status social das pessoas e seu poder de aquisição. Um bom exemplo deste é quando pessoas ricas tentam humilhar os pobres porque estes não possuem tal riqueza;

  • Por religião:

Este é muito comum no Brasil e consiste no fato de que as pessoas não aceitam as religiões alheias por acreditar que a única religião certa é a sua. Isto acaba gerando diversas discussões.

  • Pela orientação sexual:

Aqui geralmente se encaixa o fato de muita gente não gostar da homossexualidade do próximo e muitas vezes discriminar o mesmo com comentários pejorativos e até cometer crimes;

  • De gênero:

Aqui se encaixa a ideia de que se a pessoa pertence a um determinado tipo de gênero ela é inferior e menos capaz do que as outras. Este é um tipo de preconceito muito sofrido pelas mulheres, sendo chamado também de misoginia;

  • O preconceito linguístico:

Este é definido como o preconceito entre gente que fala a mesma língua, mas com algumas diferenças que podem existir por várias razões. Este pode se manifestar pelo sotaque e à forma de articulação da linguagem, devido aos erros gramaticais e diferenças regionais.

Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual

A sociedade fecha os olhos:

Não é novidade para ninguém de que a nossa sociedade é repleta de problemas e isto não acontece apenas em nosso país, como também no mundo inteiro e por conta deste fato, muitas pessoas estão passando por dificuldade.

A realidade é dolorida, mas é fato que as pessoas que estão correndo atrás de suas vidas, muitas vezes ignoram a dor do próximo e sequer se importam com certos tipos de problemas, o que gera indignação em muita gente.

Todos os dias, um grande número de pessoas se torna alvo de hostilidade por conta de preconceito, sofrendo agressões físicas e verbais, e quando se trata de Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual, esta é uma prática comum e cruel.

A falta de empatia em nosso meio social é um dos maiores problemas que temos atualmente e por conta disto, muitas pessoas perdem a esperança em um mundo melhor, porque as pessoas ficam cegas tentando alcançar o topo.

O preconceito pode ser visto em qualquer lugar, variando desde classes sociais até a cor da pele, mas de todas as formas este afeta as pessoas que são vítimas dele diariamente, mulheres e homens sofrem com isto o tempo inteiro.

O Racismo:

Este é um dos grandes exemplos para o pior tipo de preconceito que temos em nossa sociedade, porque as pessoas estão frequentemente sendo hostis com as outros por conta disto.

O racismo é a discriminação que tem como base as diferenças biológicas das pessoas. Por diversas vezes a classificação racial acontece por conta de crenças, ações sociais, práticas e sistemas políticos que definem que raças precisam ser inferiores ou superiores.

Tudo isto com base em diversas características, qualidades e habilidades que são herdadas pelos indivíduos, podendo também afirmar que membros com raças diferentes devem ser tratados de maneira distinta.

Em contraparte, grande parte das pessoas consideram que qualquer suposição de que o comportamento de uma pessoa seja por conta de sua categorização racial é completamente racista, não importando qual o tipo de ação.

Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual, este realmente é um tema sensível para se abordar visto que a história do mundo foi marcada por eventos terríveis causados por este tipo de preconceito.

O racismo na história:

Este foi um preconceito que teve início nos séculos XVI e XVII, mais ainda no último. A escravidão era uma prática comum nesta época. Os europeus adotaram esta prática, escravizando pessoas durante séculos na África e também no Novo Mundo.

Durante este tempo foi criado o que chamam de raça e isto definia que povos não europeus seriam dominados por eles e pelo seu governo. Para os americanos, entre os séculos XVII e XVIII a raça era realmente um fato.

Durante muitos séculos os brancos escravizaram os negros e achavam diversas maneiras para justificar tudo o que estavam fazendo e a sociedade como sempre, fechava os olhos e apenas aceitava tudo aquilo.

Milhões de pessoas foram usadas como objeto de trabalho e sequer tinham direitos, elas simplesmente eram levadas para trabalhar e não ganhavam nada por isso, muito pelo contrário, eram tratados como animais e muitas vezes apanhavam até a morte.

Desde então o Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual, ficou enraizado na sociedade e a ideia de que as pessoas negras são inferiores, infelizmente ainda é mantida por diversas pessoas.

Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual

 

Tipos de Racismo:

Assim como no preconceito, também existem diferentes tipos de racismo e todos eles possuem uma definição, por isso quando se trata de Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual é importante saber que existem os seguintes tipos:

  • Racismo cultural:

Este existe para defender que uma cultura pode ser superior ou inferior à outra. Sendo exposto através de crenças, religiões, idiomas, músicas e tudo o que exista referente a cultura;

  • Racismo comunitarista:

Este também pode ser conhecido por muitas pessoas pelo nome de preconceito contemporâneo, sendo um tipo de racismo que diz que a raça não é biológica e provém de uma cultura ou etnia;

  • O racismo individual:

O mais popular entre eles e infelizmente muito praticado, provém de atitudes, interesses, pensamentos pessoais e inclusive de estereótipos raciais que vem de crenças e achismo de diversas pessoas;

  • Racismo institucional:

O tipo de preconceito praticado pelas grandes instituições, sendo comprovado por números, estatísticas e dados. Este acontece em lugares onde pessoas negras são marginalizadas;

  • Racismo primário:

Geralmente acontece sem justificativas e de maneira mais emocional e psicológica. Sendo importante quando falamos de Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual.

O dinheiro era a chave de tudo:

Desde muito tempo atrás as pessoas precisam de dinheiro para viver e esta ideia sempre esteve em praticamente toda a sociedade mundial, na era da escravidão não era diferente.

As pessoas, principalmente se fossem negras, eram escravizadas e geravam muito dinheiro, por isso eram até mesmo vendidas como objetos para outros indivíduos que tinham um maior poder aquisitivo.

Africanos foram produtos de comércio, podendo ser até mesmo herdados. Na escola lemos sobre pessoas que escravizaram diversos povos como se fossem heróis no mundo e até como se tivessem desenvolvido algum papel fundamental na sociedade.

Com o passar do tempo, a escravidão tornou-se uma indústria, diversos ingleses e governantes da Serra Leoa, principalmente os próximos à costa, se envolveram no negócio de escravos.

Milhares de pessoas negras eram transportadas como mercadorias são hoje em dia, isto era algo “normal” para o povo branco na época e ninguém ligava tanto para isto, mulheres, homens, jovens e crianças eram forçados a trabalhar.

Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual

O racismo atualmente:

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o preconceito contra a cor da pele das pessoas ainda existe em nossa sociedade e causa diversos tipos de problemas, diversos casos deste tipo ganharam grande repercussão atualmente.

As pessoas negras entram em lojas e são perseguidas, recebem olhares ameaçadores dentro de lugares importantes, sentem-se mal com o seu cabelo por conta do preconceito e uma infinidade de outras coisas, tudo isto é racismo.

Geralmente são vistas como uma classe inferior e muita gente pensa que tais pessoas não possuem condições para comprar algo, por isso o Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual é um problema grave da sociedade.

Tudo isto vem da crença de que só pela cor da pele e pelos traços em nosso corpo, teremos atitudes distintas, o que não faz nenhum sentido. Mesmo que estejam em alto patamar social, as pessoas negras são vítimas de ataques racistas.

Se você é uma pessoa que acredita que não existe o racismo atualmente, pode ser que apenas não tenha o enxergado em seu cotidiano ainda. Muita gente ainda precisa ter mais empatia.

Conclusão:

O preconceito é algo que realmente afeta a vida de muitas pessoas, sejam elas brancas, negras, homossexuais, bissexuais ou qualquer outro tipo de estilo de vida que tenham, sentimentos e gostos pessoais, isto é algo que realmente precisa parar.

O preconceito racial atualmente é um crime e pode levar o opressor à prisão, portanto, se você se sentiu ameaçado por alguma ofensa racial, você estará livre para fazer uma denúncia na delegacia mais próxima.

Racismo: Principais problemas na nossa sociedade atual precisam parar, não apenas este, mas todos os preconceitos que temos atualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.