Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos

Com o passar do tempo, é muito comum que as pessoas prefiram as comidas de fast food, mas o fato é que este tipo de comida não traz saúde para a nossa vida, por isso falaremos mais sobre Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos.

É muito comum que muita gente não consiga ter uma boa alimentação e isto influencia diretamente na vida delas, porque este tipo de prática não traz nenhum tipo de benefício para a saúde.

Este tipo de prática, geralmente provém de uma crença que diz que comer de forma saudável também é caro e poucas pessoas podem pagar por isso. Na verdade, isto é um grande mito e ter mais saúde muitas vezes é barato!

Se você acha que custa caro ter uma alimentação melhor, através deste texto, você verá que a verdade é bem diferente do que você imagina e isto vai mudar a forma como muita gente vê o ato de se alimentar.

Também veremos mais sobre os agrotóxicos e os motivos pelos quais os mesmos podem ser nocivos à saúde, porque os mesmos podem trazer diversos malefícios para a nossa vida. Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos é bom conhecer.

O que é uma alimentação saudável?

Pode parecer besteira, mas explicar do que se trata uma boa alimentação é fundamental para que entendamos a importância da mesma para a nossa vida. Muita gente sofre com problemas relacionados ao que estão comendo diariamente.

Diferente do que boa parte das pessoas pensam, a comida boa não consiste apenas em comer verduras e legumes, mas sim em fazer uma refeição balanceada entre todos os ingredientes que temos disponíveis.

É claro que os vegetais trazem diversos benefícios para a nossa saúde e pode ser muito importante que adicionemos eles em nossas refeições, mas também não podemos deixar de comer outros alimentos.

Uma refeição equilibrada precisa de alimentos como, arroz, feijão, grãos, verduras e carne. Se você adiciona tudo isto em seu prato, você estará tendo todas as vitaminas e proteínas necessárias para o seu corpo.

Estes são os principais ingredientes para que tenhamos mais saúde através da comida. Através dos mesmos, teremos uma boa melhora em nossa vida, mas para isto, é preciso se alimentar bem durante seu dia a dia.

Benefícios de uma alimentação saudável:

Quando falamos de Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos, precisamos também falar sobre os benefícios e vantagens que uma alimentação saudável pode oferecer para o nosso cotidiano.

Quando nos alimentamos devidamente, a nossa vida tende a melhorar porque comer bem é viver bem! Então se você quer ter uma maior qualidade de vida, saiba que com uma alimentação deste tipo, teremos melhoras como estas:

  • Prevenir o surgimento de doenças:

Uma pessoa que fica doente com facilidade e aparentemente do nada, pode ter uma grande melhora se fizer uma simples mudança em sua alimentação e passar a incluir ingredientes mais saudáveis na mesma;

  • Auxilia na perca de peso e estabilidade:

Podemos ter um peso mais regulado e estável, sendo mais difícil de engordar e mais fácil de emagrecer para as pessoas que estão acima do peso, tornando o emagrecimento mais simples e atingível;

  • Aumentar a qualidade do sono:

Para as pessoas que não conseguem ter uma boa noite de sono e sofrem com insônia, fazer mudanças na alimentação pode ser de grande ajuda e fazer com que este tipo de problema vá embora facilmente;

  • Melhorar o sistema digestivo:

A sua digestão também será aprimorada e você conseguirá ter um funcionamento melhor em seu organismo, o que vai te proporcionar mais qualidade de vida e saúde ao longo do tempo;

  • Mais energia e disposição:

Caso você sinta seu corpo muito cansado com pouco esforço, se alimentar bem também pode ajudar muito porque a energia provém em sua grande parte do que estamos comendo diariamente;

  • Aparência mais saudável:

Já pensou em como seria bom envelhecer e parecer que tem seus 25 anos ainda? O segredo de muitas pessoas famosas está no que elas comem, por isso vemos elas tão bonitas e cheias de saúde;

  • Vida mais longa:

Obviamente uma alimentação melhor não vai te livrar do fim, mas pode te deixar um pouco mais distante dele porque evita diversas doenças e coisas que podem afetar gravemente a sua vida.

Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos

Como manter a saúde na comida:

Talvez você ainda esteja em dúvida sobre como fazer este processo, este tópico será muito importante para isto. Quando se trata de Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos, é importante que bebamos bastante água todos os dias.

O recomendado para uma pessoa adulta é ingerir até 2 litros de água todos os dias, este é um fator que evita diversos problemas de saúde, dentre eles está o problema de pedra nos rins, por isso é importante manter-se sempre hidratado.

Uma boa dica também é reduzir o consumo de sal em seus alimentos, o mesmo também acarretar em vários problemas para a nossa saúde como a pressão alta por exemplo.

Esqueça os temperos processados e prefira os naturais, a natureza nos oferece diversas opções muito saudáveis como manjericão, alho, alecrim, tomilho, salsinha e diversos outros.

Também é preciso diminuir o consumo de doces, porque eles não possuem uma composição saudável para a nossa vida e geralmente trazem consigo muita gordura e isto é o problema de muitas pessoas atualmente.

Dicas de alimentos saudáveis:

Caso você não saiba muito sobre Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos, neste tópico daremos algumas dicas que podem ser úteis para as pessoas que não sabem quais ingredientes usarem em sua comida, sendo eles:

  • Verduras com folhas verdes:

Vegetais que possuem folhas verdes como rúcula e espinafre são uma grande fonte de nutrientes para nosso corpo, fornecendo fósforo, zinco, potássio, ferro e magnésio.

  • Tomate:

Esta é uma planta que traz grandes benefícios para a nossa saúde e por conta de sua grande quantidade de água, tem função diurética, o que ajuda no emagrecimento;

  • Ovos:

Esta é uma grande fonte de proteínas, sendo extremamente saudável, o ovo contém vitaminas que podem nos fornecer muita energia;

  • Leite:

Se você precisa de cálcio, o leite é uma grande fonte deste nutriente, consumi-lo em versões com baixo teor de gordura é essencial para a saúde dos ossos;

  • Aveia:

Sendo uma grande fonte de fibras, este ingrediente pode ser de grande ajuda para o funcionamento de nosso intestino, também sendo uma grande fonte de vitaminas , proteínas e minerais;

  • Abacate:

Esta é uma fruta rica em gorduras monoinsaturadas, o que costumamos chamar de “gorduras boas”, também sendo rico em vitaminas B, E e K. Contém uma grande quantidade de fibras;

  • Amêndoas:

Uma grande fonte de proteína, magnésio, fibra alimentar e fósforo. O seu consumo pode trazer grandes benefícios para o organismo.

Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos

Os Agrotóxicos:

Algo que devemos tomar cuidado quando se trata de Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos, porque estes podem trazer diversas complicações para a nossa vida e diversas pessoas sequer sabem do que isto se trata.

Através deste texto, explicaremos mais sobre eles para que você tenha mais conhecimento e saiba como pode evitar o ingerir este tipo de substância em sua alimentação, principalmente em frutos, verduras e legumes.

Estes são compostos químicos que são geralmente usados para eliminar insetos, larvas, fungos e carrapatos nas lavouras.  São usados com a justificativa de que servem para controlar doenças provocadas por pragas e insetos, ajudando no crescimento da vegetação.

Tais compostos podem ser usados para fins agrícolas e até mesmo para outras finalidades. Na agricultura, são usados para a limpeza do terreno, no acompanhamento da lavoura, no depósito, nas pastagens e em diversos outros meios.

Quando o uso não está ligado a agricultura, geralmente é usado em florestas nativas ou diversos outros ecossistemas como lagos e açudes. O problema se trata das intoxicações que os mesmos causam.

Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos

Os problemas dos Agrotóxicos:

Este tipo de composto causa por ano mais de 70 mil intoxicações, sejam elas crônicas ou agudas, o fato é que as mesmas acabam evoluindo para o óbito. Desde o ano de 2008 que o Brasil vem sendo o maior consumidor destes produtos.

Isto se deve ao crescimento do agronegócio, mas o grande problema está na permissão de agrotóxicos que foram proibidos em outros países e até mesmo banidos por conta dos problemas que causaram.

A exposição a este tipo de produto pode gerar uma série de doenças para as pessoas, mas isto varia de acordo com o agrotóxico utilizado, tempo de exposição ao mesmo e a quantidade absorvida pelo organismo.

É tão perigoso quanto parece?

Quando estamos falando de Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos, de primeira já se pensa que consumir produtos que passam por este processo é muito perigoso e que vai afetar muito a nossa vida, mas não é bem assim que funciona.

Este tipo de produto possui uma classificação para que consigamos consumir os mesmos com segurança e sem que tenhamos problemas de saúde por conta deles, sendo elas 6 classificações, dentre elas a classe verde é a mais saudável.

Como evitar os Agrotóxicos?

Diferente do que muitas pessoas pensam, existem várias maneiras de nos livramos deste tipo de composto em nossa vida e isto nos traz grandes benefícios e também muita qualidade de vida e saúde ao longo do tempo.

Apesar de não existirem evidências conclusivas que o uso deste produto em alguns tipos de alimentos causa problemas de saúde, mas existem evidências cientificas que estes produtos podem afetar a população, principalmente comunidades e trabalhadores rurais. Para evitar este produto, devemos seguir as seguintes dicas:

  • Compre somente alimentos da estação:

Na hora de comprar os seus legumes, frutas e verduras, opte sempre por produtos da época, ou seja, alimentos que são colhidos na época correta. Além de serem mais baratos, serão mais nutritivos;

  • Adquira com pessoas de sua região:

Dando prioridade a alimentos que são produzidos em nossa região, estamos valorizando os agricultores familiares de nossa cidade e os alimentos são livres de agrotóxicos;

  • Evitar comidas processadas:

Se você compra alimentos congelados e processados como macarrão instantâneo, molhos prontos, sucos de caixa, refrigerantes e alimentos deste tipo. Fuja deles porque possuem maior quantidade de resíduos dos agrotóxicos;

  • Não desperdiçar alimentos:

Uma das maiores justificativas para o uso destes produtos químicos nos alimentos é a demanda dos alimentos no mercado. Reduzindo o desperdício diário, pode ajudar quando o assunto é Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos.

  • Tenha uma horta em casa:

Caso você queira uma forma de passar o tempo e também cultivar o seu próprio alimento, existem diversas formas de fazer este processo em casa, gastando muito pouco, ainda por cima, você terá mais saúde.

Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos

Ter mais saúde não é caro:

Muitas pessoas pensam que é muito caro comer alimentos mais saudáveis quando na verdade, ao adotar uma alimentação saudável, você está economizando bastante dinheiro, porque não irá comprar diversos alimentos processados e coisas do tipo.

As chances de adoecermos são reduzidas e por conta disto, conseguimos até mesmo ter uma maior imunidade, com as dicas que foram passadas neste artigo, você consegue comer melhor e sua família com certeza terá mais saúde.

Uma refeição saudável não se trata apenas de comer vegetais, legumes e outros tipos de folhas verdes. Esta é feita com base em diversos ingredientes que possuem ótimas propriedades para o nosso corpo.

Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos é realmente um assunto muito complexo para muita gente, mas espero que através deste artigo, muitas coisas tenham ficado claras, principalmente quando se trata de ter mais saúde através da comida.

Muitas vezes os seus problemas de saúde e sua falta de disposição provém de uma alimentação deficiente em algumas proteínas, vitaminas e minerais que seriam essenciais para o seu corpo ao longo do dia.

Saúde: Alimentação e o Perigo de Agrotóxicos

Busque sempre a melhoria:

Mudar alguns hábitos também podem ajudar muito em nossa vida, como por exemplo praticar atividades físicas, isto pode influenciar de maneira muito positiva o nosso organismo, ainda mais quando aliamos os exercícios com uma boa alimentação.

Quando você come bem, até o envelhecimento demora para chegar, o que é muito bom para quem gosta de parecer jovem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.