Saúde: como remover um calo sob o pé?

O calo geralmente é localizado sob a sola do pé. Forma uma camada dura e grossa de pele, que pode causar dor quando o pé pressiona o chão. O aparecimento de calos pode levar a problemas da marcha, por isso devem ser tratados medicamente. Os calos têm origem em diferentes causas: pés muito secos, uso de calçados como sapatilhas femininas inadequadas, malformações nos pés, etc.

Existem maneiras de evitar o aparecimento de calos. Eles geralmente são leves, mas geralmente causam desconforto ou até dor. O tratamento dos calos é, portanto, essencial para evitar qualquer tipo de desconforto. 

Os calos se resolvem por conta própria eliminando a fonte de pressão: na verdade, eles são causados ​​principalmente por uma pressão excessiva na sola do pé.

Suavize um calo para removê-lo

Para remover um calo, é necessário amolecê-lo primeiro. Como os calos formam uma camada espessa e rígida de pele, é aconselhável mergulhar a parte afetada do pé em água morna. Também é melhor usar um esfoliante para remover a pele morta, ou hidratantes vendidos em farmácias à base de ácido salicílico, para dissolver a queratina. 

Remover o calo com uma lixa de pé também pode ser útil. Isso envolve esfregar suavemente o calo tanto com uma lixa até uma pedra-pomes. Em qualquer caso, não remova muita pele para evitar sangramento ou infecção.

Alguns curativos também são projetados para ajudar a suavizar o calo. Podólogos também podem remover calos no consultório.

Métodos para evitar o aparecimento de calos sob o pé

Para evitar o aparecimento de calos, é recomendado manter a pele dos pés bem hidratada. A área desgastada deve, portanto, ser nutrida com um hidratante para suavizar a pele e ajudá-la a reabastecer. 

Em alguns casos pode ser necessário aplicar um curativo protetor após o tratamento de um calo. Mesmo se você conseguir remover ele debaixo do pé, é importante evitar sua ocorrência por outros métodos. 

Por isso, é aconselhável usar sapatos femininos de tamanho certo evitando aqueles que apertam os pés. Da mesma forma, não aperte demais os cadarços e evite usar saltos altos, pois aumentam a pressão nos pés. O uso de protetores para os pés também pode ser útil para ajudá-lo a recuperar o conforto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.