Conheça as principais fases de desenvolvimento dos bebês

Desde os primeiros dias de vida até o primeiro ano, os bebês passam por muitas transformações. Não apenas na questão de peso, tamanho e alimentação, mas eles se interessam também por outras coisas e passam a ver o mundo de um jeitinho diferente.

Você conhece quais são as principais fases de desenvolvimento e quais brinquedos para bebês são ideais em cada uma delas? Confira abaixo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

0 a 2 meses

Nas primeiras semanas de vida o bebê se mexe pouco e tem visão limitada. Sua rotina se resume muito a interação com a mãe, durante a amamentação e a dormir. Depois, aos poucos, começa a se interessar por coisas que estão à sua volta.

É indicado apostar em brinquedos como móbiles e naninhas. O primeiro desperta o interesse do pequeno, quando sua visão fica mais atenta, e o segundo ajuda a se sentir protegido. A partir da 6 semana o bebê passa a ficar mais atento aos sons, assim, vale deixá-lo em ambientes mais calmos e conversar com ele.

2 a 4 meses

A partir dos 2 meses o bebê passa a ficar mais interessado com o que acontece à sua volta. Já agarra coisas e os pais podem brincar com ele, além de continuar estimulando a conversa. Também já balbucia alguns sons que, com o tempo, passam a ter algum sentido para os pais.

Aqui são bem-vindos os brinquedos maiores, pois haverá a tendência de querer colocar na boca. Quando chega aos 4 meses o pequeno já consegue reconhecer vozes e sons, além de alguns objetos, tanto que pode reagir com sorrisos ou vocalização.

4 a 6 meses

Nessa fase o bebê já começa a querer mudar de posição e pegar sozinho os objetos. Você pode estimulá-lo com os brinquedos e outros itens próprios para eles, como a naninha. Os livros infantis também passam a ser parte da rotina e aqueles próprios para banho são uma ótima indicação.

Aos 6 meses também se encerra o período em que a única alimentação recomendada é o leite materno. Então, os pais podem incluir frutas e chás para oferecer ao pequeno. Tanto os brinquedos quanto a comida vão gerar alguma reação e os pais começam a entender o que agrada ou não a criança.

6 a 9 meses

A partir dos 6 meses o bebê já interage bastante com as pessoas a sua volta e consegue se sentar sem apoio. Ele quer atenção e busca agradar quem está por perto. Assim, esteja atento ao que o pequeno quer e estimule seus pedidos. Brinquedos com sons são os mais indicados, pois a criança tende a se interessar e querer imitar o barulho. 

Os pais podem cantar e ensinar musiquinhas que chamem a atenção, pois a criança estará mais interessada nos sons e já reconhece bem a voz dos pais. Foque naquelas com palavras que deixam o bebê mais atento e focado, até porque, é provável que ele já as entenda claramente.

9 a 12 meses

Além de estar pronto para engatinhar, é tida como uma das fases mais gostosas, pois começam a surgir as primeiras palavras. As tentativas de dizer “mamãe” e “papai” se iniciam nessa fase, além da exploração pela casa. O bebê já entende o “não”, mas tem dificuldade em lidar e aceitar. 

Além disso, tende a ficar mais próximo das pessoas da família e rejeitar o colo de estranhos. Consegue também passar objetos de uma mão para outra e já gosta de brincadeiras diferentes, como o esconde-esconde. Perto dos 12 meses já consegue imitar movimentos como bater palmas e dar tchau, em alguns casos eles também dão os primeiros passos nessa idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *