O Maio Amarelo é um movimento que busca conscientizar a população sobre a segurança no trânsito. Neste ano, destacam-se os conceitos de Visão Zero e Sistema Seguro, que estão no cerne do Plano de Segurança Viária de São Paulo (PSV-SP).
O PSV-SP é um documento inovador no Brasil, que incorpora princípios internacionais com o objetivo de reduzir os óbitos no trânsito pela metade até 2030. A Visão Zero é uma abordagem que considera que nenhuma morte ou lesão grave é aceitável e busca eliminar riscos através de intervenções eficazes.
Por sua vez, o Sistema Seguro é um conjunto de estratégias que promove um trânsito mais seguro, levando em conta a interação entre diversos fatores, como a infraestrutura, o comportamento dos usuários e a legislação. Esse sistema visa proteger todos os envolvidos, independentemente da sua vulnerabilidade.
A implementação desses conceitos é fundamental para criar um ambiente viário mais seguro e sustentável, impactando positivamente a vida de milhões de cidadãos em São Paulo.


